Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin comemora aumento da verba no Financiarte

A vereadora destacou também a importância da cultura para a sociedade e para a economia


O aumento da verba para o Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) 2021 e a importância da cultura para a comunidade e para a economia foram os temas do grande expediente da vereadora Estela Balardin/PT, nesta terça-feira (29/06). O financiamento, viabilizado pela Secretaria Municipal da Cultura, foi criado através da lei 6.967, de 30 de julho de 2009, e visa estimular a produção por parte dos artistas de Caxias do Sul.

A parlamentar destacou que, na sexta-feira (25/06), a Secretaria da Cultura lançou o edital para o Financiarte 2021 e o documento informa que, neste ano, o benefício será de R$ 400 mil. Em 2020, foi de R$ 105 mil.

A petista salientou que o dinheiro será destinado a sete segmentos da cultura: cinema, folclore, música, literatura, dança, teatro e artes visuais. As inscrições para participar do financiamento vão de 25 de junho a 28 de julho.

De acordo com a vereadora, 4% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional vem da cultura e de iniciativas envolvendo eventos e comemorações que acabam beneficiando a população de várias maneiras. Lembrou que a pandemia afetou os profissionais envolvidos com a cultura direta e indiretamente, já que acabaram sendo impossibilitados de exercer o seu trabalho, ou até mesmo perderam seus empregos.

Os legisladoes Clóvis de Oliveira/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB parabenizaram e destacaram a relevância do tema.

 

 

 

 

29/06/2021 - 11:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo