Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno volta a repercutir números alarmantes na saúde de Caxias do Sul

11 mil pessoas aguardam exames, 48 mil esperam primeira consulta e 5 mil estão na fila para cirurgias


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT, manifestou-se na sessão do Legislativo desta quinta-feira (24/06) e voltou a demonstrar preocupação com as intermináveis filas para consultas, exames e cirurgias pelo SUS de Caxias do Sul. Os números mostram que 11 mil pessoas aguardam exames, 48 mil esperam primeira consulta e 5 mil estão na fila para cirurgias. E essas estatísticas crescem a cada dia, com uma média de 200 casos a mais nas três frentes.

Um dos dados mais alarmantes, a partir de informações buscadas junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é a espera de 86 meses para exame de colonoscopia, chegando a mais de 2 mil pessoas. Uma endoscopia, por exemplo, demora dois anos e ressonância magnética, pouco mais de um ano. Em se tratando de mulheres, 501 mulheres esperam cirurgias com ginecologista.


"Se uma pessoa passa pelo calvário de uma UBS, muitas vezes tentando uma consulta de madrugada, quando é que conseguirá um exame e que dirá cirurgia, já que mais de 5 mil aguardam na fila para esse procedimento? Há muita gente morrendo não apenas de coronavírus, mas também travada nessa fila sem fim", ponderou o parlamentar, acrescentando que a situação se agrava ainda mais com as recentes exonerações de dezenas de médicos do SUS, terceirização na saúde e o não término das obras de ampliação do Hospital Geral.

Sobre o HG, Bueno ponderou que o prefeito Adiló Didomenico e os municípios da região precisam destinar recursos para as obras, o que ajudaria a desafogar as filas de espera para consultas, exames e cirurgias. Com a ampliação pronta, serão mais 118 leitos à disposição da população.

24/06/2021 - 11:53
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo