Voltar para a tela anterior.

Estela Balardin defende os direitos das merendeiras escolares 

Vereadora destaca que trabalhadoras estão sofrendo com o atraso salarial


A necessidade de solucionar os problemas de diversas merendeiras escolares em Caxias do Sul, sendo muitas delas chefes de famílias, foi o foco do grande expediente da vereadora Estela Balardin/PT, na sessão ordinária de hoje (18/05). Conforme Estela, essas trabalhadoras tem enfrentando dificuldades para poder pagar suas contas, após atraso no pagamento de salário, precisando inclusive pedir dinheiro emprestado para a passagem do transporte público. Nesse sentido, a vereadora sugeriu a reflexão sobre a questão das terceirizações. 
 
Um ponto destacado pela parlamentar foi sobre a responsabilidade do Executivo. A Prefeitura é responsável pela fiscalização do portador de serviço contratado, visando a garantia de todos os direitos estipulados por lei e a qualidade do serviço prestado à população. A vereadora acredita que com a ajuda da Câmara de Vereadores e da base do Governo essas demandas cheguem até o Executivo. 
 
Estela argumentou que a Prefeitura de Caxias do Sul está com o pagamento em dia com a empresa terceirizada, porém o repasse para as profissionais não está sendo cumprido. “Infelizmente esse caso, está fazendo com que muitas trabalhadoras inclusive não consigam ir até as nossas escolas, garantir merenda para os nossos estudantes, porque sequer vale transporte está sendo repassado”, afirmou Estela.
 
De acordo com a petista, ela recebeu relatos de que além da falta de salário, a empresa estaria coagindo as funcionárias dizendo que, se elas denunciassem perderiam seu emprego. Conforme Estela, as merendeiras preferem ficar com o salário atrasado do que não possuir salário. “Sabemos da dificuldade de conseguir emprego no momento que enfrentamos, mas isso não pode ser aceito por nós. Não podemos nos calar e principalmente se elas não podem falar, nós temos que usar esse espaço temos para falar por elas” defende a parlamentar.
 
O vereador Olmir Cadore/PSDB ressaltou a importância da preocupação que a petista possui com o problema enfrentado e que acomete muitas pessoas. O parlamentar comentou que a empresa já foi notificada e que foi agendado uma reunião para que esse assunto seja debatido. Conforme o vereador, o Executivo está atento e participativo na solidariedade aos funcionários que não estão recebendo seu salário em dia.
 
Ao final, Estela citou a precarização causada pelas terceirizações, não sendo este um caso isolado. "Isso causa a precarização dos serviços, que ocasiona em um serviço com menor qualidade para a população, salários menores e menos garantia de direitos para a classe trabalhadora”, analisou a vereadora.

18/05/2021 - 17:10
Gabinete da Vereadora Estela Balardin/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo