Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno demonstra preocupação com filas e falta de materiais na saúde

Pedetista destacou esperas intermináveis para exames e cirurgias, e existe escassez de fraldas


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT, manifestou-se na sessão do Legislativo desta terça-feira (27/04) e voltou a demonstrar preocupação com as filas para exames e cirurgias, e com a falta de materiais básicos, como fraldas geriátricas, no Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul. Bueno iria protocolar na Câmara Municipal dois Pedidos de Informações, sobre ambos os temas, porém resolveu marcar uma reunião com a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, para tomar ciência das medidas que serão tomadas. O encontro ocorrerá nesta semana.

“Para se ter uma ideia”, lembrou Bueno, “no começo de 2020 eram cerca de 36 mil pessoas em Caxias do Sul à espera da primeira consulta, número que chegou a 42 mil no final do ano, mas que atualmente está em quase 55 mil”.

"Se uma pessoa passa pelo calvário de uma UBS, muitas vezes tentando uma consulta de madrugada, quando é que conseguirá um exame? E que dirá uma intervenção cirúrgica? Já que mais de quatro mil aguardam na fila para esse procedimento. Há muita gente morrendo não apenas de covid em nossa cidade, mas também emperrada nessa fila interminável", ponderou o parlamentar, acrescentando que a situação se agrava ainda mais com as recentes exonerações de dezenas de médicos do SUS.

Bueno também destacou o problema da falta de fraldas na rede pública. Segundo ele, dia 9 de março deste ano, aconteceu a abertura da licitação que havia sido solicitada em 29 de junho de 2020, mas ainda não houve definição de vencedor, o que está previsto para ocorrer até o final do mês de abril, depois de analisadas e testadas amostras de fraldas.

"Se não houver agilização, quem sabe lá por novembro, ou no final do ano, esse impasse seja resolvido. O que é um absurdo, em se tratando de uma cidade como Caxias do Sul. Quem precisa de fraldas, e tenho recebido inúmeras queixas de usuários, é gente em sua maioria em vulnerabilidade, que não tem condições de ter curativos, seringas, remédios etc. Não quero aqui culpar diretamente o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, com quem tenho conversado muito, mas houve uma promessa de campanha dele e da vice-prefeita, Paula Ioris/PSDB, de desburocratizar a Central de Licitações (Cenlic). Então, que se cumpra, porque a Central de Licitações não está andando em nossa cidade... Faltam remédios, fraldas, faltam coisas básicas...”.

Troca de Bandeira

Sobre a mudança de bandeira preta para vermelha no Estado, anunciada pelo governador Eduardo Leite/PSDB nesta manhã (27/04), Bueno lamentou o fato de o chefe do Executivo ter perdido o rumo por causa de pressões de todos os lados.

"As bandeiras ficaram desbotadas, e vimos uma falta de credibilidade deste sistema. Por exemplo, no domingo passado havia mais gente em um shopping da cidade por metro quadrado do que em qualquer outro lugar. A partir de agora, infelizmente, ninguém mais vai acreditar nas tais bandeiras", declarou.

Sobre a volta às aulas, o vereador fez uma ressalva:

"Como vai ficar a disparidade de quem estuda em escola pública e privada? As escolas de ensino médio como vão ficar?", indagou, acreditando que os professores deveriam ser colocados em grupos prioritários e receber a vacinação, já que há casos de pessoas que furaram a fila aqui em Caxias do Sul, mas ainda estão sendo investigados.

 

27/04/2021 - 14:44
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo