Voltar para a tela anterior.

Juliano Valim questiona porque não vacinam no fim de semana

Alguns vereadores defendem a Secretaria da Saúde e acham que assim está bom


Em declaração de líder, na sessão de hoje (23/03), o vereador Juliano Valim/PSD fez um questionamento sobre a falta de vacinação nos finais de semana no município. Ele afirma que é fundamental que o trabalho seja incansável. A vereadora Marisol Santos/PSDB se manifestou dizendo que não concorda com Juliano, que a secretária Daniele Meneguzzi faz um trabalho sério e atende todas as demandas. E que a cidade não teria estoque ainda para os fins de semana. O vereador Rafael Bueno/PDT disse que a equipe que foi vacinada para poder trabalhar mais tranquila, precisa descansar, pois estão esgotados. E que além disso, a secretaria não tem tanto estoque de seringas.

Em resposta aos vereadores, além de Juliano ter conversado com a secretária Daniele, o vereador também cita a entrevista da secretária e da diretora da 5° Coordenadoria Regional da Saúde, ao Jornal Zero Hora, em que se destaca:

“Com o lote anterior, a prefeitura de Caxias já havia anunciado que na segunda-feira (22) começa a vacinação dos idosos com 74 anos ou mais. A imunização dessa faixa etária segue na terça-feira (23). Já na quarta (24) e quinta-feira (25), será a vez daqueles com 73 anos ou mais tomarem a dose da vacina contra o coronavírus. A vacinação será no sistema drive-thru, na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa) e nos Pavilhões da Festa da Uva, das 9h às 17h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que os idosos só devem ir se vacinar na data especificada conforme a faixa etária.”

“Então, se a vacinação dessa semana está sendo feita com o lote anterior porque essa vacinação não foi feita no fim de semana?” É o questionamento que fica sem resposta. Diante de cidades como Flores da Cunha, Passo Fundo, Santa Maria, Porto Alegre, entre outros que trabalham incansavelmente.

Em relação ao esgotamento dos profissionais, o vereador tem toda a consideração e respeito, mas nada é comparado a quem está morrendo em uma fila ou perigando ser contaminado e morrer daqui uns dias. Então, se há esgotamento dos profissionais que estão imunizados o prefeito tem que agir rapidamente e resolver a questão. O que não dá é para deixar as pessoas morrerem sempre dando as devidas desculpas e explicações. “Se não tem seringa, estão esperando o quê?”

Juliano acredita que o trabalho sempre pode melhorar, sempre pode ser mais ágil e pensado de forma que salve cada dia mais vidas. O vereador acredita que a equipe da Saúde é séria e trabalha para querer resolver a questão Covid. Porém, também acredita que podem e devem rever as situações todos os dias e sempre estarem dispostos a mudar quando for para agilizar o processo de vacinação e salvar tantas e tantas vidas.

As mortes das pessoas não podem cair em uma normalidade diária. O vereador ainda afirma que para que tenhamos mais vacinas é preciso olhar focado para o assunto, é preciso que o Prefeito se direcione e lute por mais vacinas para a nossa população, ele já tem legitimidade para ir em busca do imunizante. "Eu quero as crianças na escola, os comerciantes livres vendendo, os restaurantes e eventos funcionando, mas para que isso aconteça sem ninguém morrer de Covid só com a vacina aplicada em cada cidadão. Caso contrário o povo vai ter que trabalhar enfrentando a sombra da morte diariamente, porque eu entendo que não temos como parar sem auxílio financeiro."

23/03/2021 - 15:25
Gabinete do Vereador Juliano Valim/PSD
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo