Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos participa do evento "Caxias Azul, Conscientização do Transtorno do Espectro Autista"

Encontro aconteceu no Centro Dia Caxias, no bairro Cinquentenário


A vereadora Marisol Santos/PSDB participou na manhã desta segunda-feira (22/03) do evento "Caxias Azul - Conscientização do Transtorno do Espectro Autista". O encontro aconteceu no Centro Dia Caxias, espaço que atende jovens e adultos com autismo, deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou deficiências múltiplas, que necessitam de auxílio para realizar suas atividades, e também presta apoio às suas famílias.

O evento, realizado seguindo todos os protocolos de saúde referentes a COVID-19, teve como objetivo incentivar o diálogo a respeito do autismo, apresentando aos convidados o funcionamento do local e trazendo demandas que podem beneficiar a vida de inúmeras famílias atendidas pelo Centro.

Foram discutidas pautas como a implementação do símbolo do Autismo em todos os espaços do município, como estabelecimentos comerciais e no transporte público e privado, a necessidade de transporte especial, que dê conta de todas as deficiências atendidas, e a criação de novos serviços que atuem no atendimento de PCDs (Pessoas com Deficiência).

Outro tema abordado foi o pedido do CDC para agilização da criação da CIPTEA, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, documento que identifica o autista e oportuniza o atendimento preferencial em serviços públicos e privados. Recentemente, a vereadora Marisol Santos, junto aos colegas da bancada do PSDB, protocolou na Câmara uma indicação pedindo ao Poder Executivo uma atenção especial em relação a essa demanda.

"Muitos pais precisam andar com documentos e laudos quando saem com seus filhos, para provar que eles são autistas e conseguir o atendimento preferencial em filas, por exemplo, algo que já é um direito, mas não tem sido garantido", destacou a vereadora sobre a CIPTEA. "São inúmeras famílias que sentirão a diferença no seu dia a dia graças a esse documento, já previsto em lei federal." 

O Centro Dia Caxias atende atualmente 75 pessoas, entre 18 a 59 anos, não só com autismo, mas com deficiência física e intelectual. Devido às medidas de distanciamento social relativas à pandemia, o atendimento está sendo realizado no momento por videochamadas, entrega de materiais e atividades nas redes sociais.

Também participaram do encontro os vereadores Tatiane Frizzo (PSDB), Adriano Bressan (PTB), Zé Dambrós (PSB) e Estela Ballardin (PT), além da diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Jamila Tassemeier.

22/03/2021 - 17:44
Gabinete Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo