Voltar para a tela anterior.

Bortola defende a indicação pelo tratamento precoce da Covid-19 em Caxias

Parlamentar salientou que o pedido é em prol da vida e não tem origem ideológica


Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/03), o vereador Alexandre Bortoluz, o Bortola/Progressistas, defendeu a indicação feita pelo tratamento precoce da Covid-19 no Município. Referiu-se à Indicação nº 598/2021, protocolada ontem em conjunto com o vereador Adriano Bressan/PTB, a qual solicita ao Poder Executivo Municipal estudo para a implementação, na Rede Básica de Saúde (UBSs e UPAs), a utilização dos recursos existentes para Tratamento Precoce e/ou Imediato à Covid-19, por meio de fármacos e suplementos vitamínicos e minerais.

Bortola salientou que o assunto traz muitas discussões quando é debatido, entretanto, enfatizou que o pedido foi feito em prol da vida e não tem origem ideológica. “Nós temos aqui, mais especificamente de Caxias, uma moção de tratamento nas fases iniciais e profilaxia da Covid-19. Mais de 100 médicos de Caxias do Sul assinaram essa moção de tratamento”, complementou, rebatendo críticas.

O vereador também sustenta a ação na primeira parte do artigo 32 da chamada Declaração de Helsinque, da Associação Médica Mundial, que refere: “No tratamento de um paciente, quando métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos comprovados não existirem ou forem ineficazes, o médico com o consentimento informado do paciente, deverá ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras, se, em seu julgamento, estas oferecerem a esperança de salvar a vida, restabelecer a saúde e aliviar o sofrimento [...]”.

“Essa indicação não está obrigando o Município a comprar e obrigar a população a tomar. Quem sentir a necessidade de tomar, que solicite ao médico para dar a receita ou dar o medicamento direto via Sistema Único de Saúde (SUS) e ingere. É simples assim”, concluiu.

18/03/2021 - 14:20
Gabinete do Vereador Alexandre Bortoluz/PP
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo