Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno: "a UPA da Zona Norte está escolhendo quem vive e quem morre"

Pedetista relata que anestésico para intubação acaba em até 10 dias e projeta um caos ainda maior


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna virtual na sessão ordinária do Legislativo desta terça-feira (16/03) para novamente traçar um panorama caótico na saúde pública do município. E pediu esforços de todos para minimizar essa situação.

Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara Municipal, exemplificou o drama na saúde pública:

"Teve um diretor de hospital que me telefonou na sexta-feira (12/03), mas não para pedir emenda parlamentar, ele estava desesperado porque o hospital que trabalha tem apenas mais 10 dias de anestésico utilizado nas intubações. Já tentou com fornecedores, mas eles não têm mais o produto", comentou.

O pedetista relembrou o projeto aprovado no dia 4 de março recentemente pela Câmara Municipal, pelo qual avaliza o deslocamento provisório de servidores públicos para atendimentos de urgência e emergência contra a Covid-19.

"O problema é que alguns desses servidores, qualificados, estão desistindo, porque eles não têm condições de trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento, por exemplo. Isso porque está faltando medicamentos, oxigênio, como caso da UPA da Zona Norte", comentou.

Bueno disse ainda que a corrida em busca de leitos chega ao desespero, porque todos os leitos de UTI adulto estão ocupados.

"É o caos. Estamos no quarto ministro da Saúde no Brasil em dois anos e pouco. Isso é uma destruição! O povo não tem mais vacina, mas estão prometendo 500 milhões de doses, mas não passamos de 2% da população vacinada. Falo abertamente, a UPA Zona Norte está escolhendo quem está vivendo e quem está morrendo, os médicos estão pedindo para sair. Me ligaram, médicos e enfermeiros pedindo para sair... Quatro saíram na semana passada, são mais de 30 no total. Nós temos pessoas esperando leito, são mais de 40 pessoas."

Por fim, Bueno pediu a união de todos no combate à maior crise sanitária da história do país.

16/03/2021 - 14:52
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo