Voltar para a tela anterior.

Denise defende medidas mais restritas para contenção da Covid-19 em Caxias

A parlamentar apresentou dados para apontar a eficácia do lockdown em outras localidades 


Durante o grande expediente da sessão de hoje, 16, a vereadora Denise Pessôa (PT) ocupou seu espaço para demonstrar sua preocupação com a pior fase da pandemia de Covid-19 em Caxias do Sul e defender medidas mais restritivas para conter a disseminação da doença no município.

Para tratar do assunto, a vereadora destacou situações como a das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que já cogitam a possibilidade de não atender novos pacientes; a situação dos leitos e da fila de espera por vagas nas UTIs; e a informação que chegou a seu conhecimento de profissionais da saúde pedindo demissão.

Denise salientou a importância de medidas mais restritivas de isolamento social apontando gráficos de mobilidade da população, coletados pela plataforma Google, do início de fevereiro até o presente momento. Dentre os apontamentos, a parlamentar destacou a queda de mobilidade da população em praças, comércio, transporte público e locais de trabalho, mas demonstrou sua preocupação com o aumento de pessoas circulando em mercados e fazendo visitas em residências.

A petista também mostrou dados de localidades que optaram pelo lockdown para demonstrar que a decisão dá resultados positivos. Dentre os exemplos, Denise apontou a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, que decretou a medida por 10 dias, no final de fevereiro, e atualmente registra uma queda de 50% na transmissão do coronavírus, segundo matéria do jornal O Globo. “Nós sabemos que o lockdown por si só não funciona, precisamos que o governo federal reestabeleça o Auxílio Emergencial, nos moldes do ano passado no mínimo, para garantir que essas pessoas fiquem em suas casas com a devida segurança para se manter”, destacou Denise.

Sobre a cidade, a parlamentar salientou ser necessário adotar medidas para diminuir a mobilidade da população, seja por campanhas de conscientização ou pela restrição ainda maior da circulação de pessoas. “Quanto mais tempo a gente demorar para tomar uma decisão dessas, mais tempo de restrição terá que ser exigido para baixar a taxa de contágio”.

16/03/2021 - 11:16
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo