Voltar para a tela anterior.

Bancada do PSDB pede agilidade do Poder Executivo na criação da CIPTEA

Documento garante identificação e prioridade no atendimento de pessoas autistas


A bancada do PSDB, formada pelos vereadores Marisol Santos, Olmir Cadore e Tatiane Frizzo, protocolou nesta quinta-feira (11/03) uma indicação pedindo que a Prefeitura de Caxias do Sul busque formas de agilizar a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a CIPTEA.

O documento é uma necessidade urgente para garantir a identificação e também a prioridade no atendimento de autistas nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com carreiras nas áreas da educação e saúde, os vereadores têm convivência com pessoas e profissionais que vivem e acompanham as peculiaridades e as dificuldades relacionadas ao diagnóstico.

A vereadora Marisol Santos explica que o pedido de agilização chegou por meio de pais e entidades que sabem que o Executivo está iniciando a confecção do documento, mas por entenderem os inúmeros benefícios que a CIPTEA pode trazer, pedem rapidez. "Compreendemos que ainda há questões importantes a serem definidas, mas reforçamos, por meio desta indicação, que o tema seja tratado com a maior brevidade possível."

O vereador Olmir Cadore ressalta o grande número de pessoas que fazem parte do espectro autista, muitas ainda sem diagnóstico. "A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 1% da população esteja dentro do espectro do autismo. No Brasil, essa estimativa compreende mais de 2 milhões de autistas. No âmbito municipal, são muitas famílias que podem ser ajudadas", completa o vereador.

"Uma das maiores dificuldades que envolvem o autismo se deve ao fato de que a pessoa diagnosticada nem sempre pode ser identificada de imediato, pela aparência", destaca a vereadora Tatiane Frizzo. "Isso faz com que muitos pais tenham que portar laudos ou atestados para comprovar a situação do autista, para não se sentirem prejudicados em questão como prioridade em filas e atendimentos".

A indicação também é a continuidade do trabalho do deputado Neri, o Carteiro, que sempre teve como uma das pautas de seu mandato a causa autista. O deputado, quando vereador, foi proponente do projeto que deu origem à Lei nº 8.286/2018, a qual dispõe sobre a inserção do símbolo mundial do autismo em todas as placas de atendimento prioritário em Caxias do Sul. O parlamentar ainda foi o autor do Projeto de Lei nº 165/2017, que propõe a criação da CIPTEA no município, o qual foi arquivado no final do ano passado por conta do término da legislatura.

Além do protocolo oficial da indicação, os vereadores já conversaram com a vice-prefeita Paula Ioris e com a diretora de Proteção Social da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Suely Rech, para tratar desse pedido.

12/03/2021 - 09:02
Bancada do PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo