Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno pede agilidade e transparência sobre vagas de educação em Caxias do Sul

Ministério Público deu cinco dias para prefeitura se explicar sobre morosidade, informou vereador


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna virtual na sessão ordinária do Legislativo desta quinta-feira (11/03) para pedir que o município, por meio da Secretaria Municipal da Educação, tenha maior agilidade e transparência no encaminhamento das vagas por meio da Central de Matrículas. Segundo Bueno, a partir de relatos de pais, do Conselho Tutelar e de pessoas da comunidade, o acesso às informações está deixando a desejar.

"Essa comunicação com a comunidade, principalmente com os pais, está aquém do razoável. Não apenas eu, mas outros vereadores também se manifestaram. Meu telefone não parou nos últimos dias recebendo contatos de pais aflitos pelo processo de renovação e de inscrição da educação infantil. Ninguém atende o telefone na Central de Matrículas e também na Secretaria da Educação", comentou.

Bueno destaca que o Ministério Público recebeu um ofício do Conselho Tutelar pedindo providências a respeito do assunto. O pedetista informou ainda que a promotora de Justiça Simone Martini determinou prazo de cinco dias, a contar de terça-feira (09/03), para o município explicar os motivos da morosidade no atendimento à população. 

"Além de toda a situação que estamos vivendo, muitos pais e mães estão angustiados e preocupados com o futuro da educação de seus filhos", ponderou Bueno, que integra a Comissão de Educação do Legislativo.

"Com meu voto, não!" - Rafael Bueno também se manifestou sobre a possibilidade alentada pelo município de prorrogar pela segunda vez o contrato de concessão do transporte coletivo com a Visate, que termina no dia 12 de maio. Bueno acredita que a Câmara Municipal não pode ficar sabendo de tratativas desse porte pela imprensa, como aconteceu.

"Volto a falar que falta comunicação por parte da prefeitura. A Câmara está sabendo pelos outros, pela boca dos outros, que está se passando. Nós chegamos a um consenso no ano passado (sobre a prorrogação de contrato) e agora é lamentável mais uma vez quem vai ser onerado não será o Legislativo nem a Prefeitura, mas o usuário do transporte público coletivo.", lembrou dizendo que deu voto de confiança ao município reduzindo o passe livre no último domingo do mês, entre outras retiradas de benefícios, mas a tarifa não vem sendo reduzida.

"Da forma como está sendo tratado esse assunto, com meu voto que a concessão não será prorrogada novamente."

11/03/2021 - 13:14
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo