Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno lamenta exoneração de pelo menos 32 médicos nas Unidades de Saúde

Pedidos recentes feitos pelos profissionais preocupam em razão da pandemia, mas também há informações alentadoras


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna virtual da Câmara Municipal nesta terça-feira (09/03) para repercutir uma reunião ocorrida na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na sexta-feira (05/03), quando foram tratados diversos assuntos, principalmente os últimos encaminhamentos no combate à pandemia. Um dos dados que mais alarmou o vereador, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, foi o pedido de exoneração de 32 médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o final de fevereiro. 

Bueno classificou as informações como preocupantes e pediu que seja ampliada a comunicação do município com o Legislativo e a população. Porém, trouxe notícias alentadoras: o fato de mais doses de vacinação estarem chegando à cidade na segunda quinzena de março, segundo o diretor-geral da SMS, Dino di Lorenzi, e a redução de internação de idosos com 80 anos ou mais nas UTIs, o que estaria relacionado diretamente à aplicação da segunda dose da vacinação.

"Estou fazendo um apelo ao prefeito Adiló Didomenico para que sejam ampliadas ainda mais as informações por parte da prefeitura. Se nós, vereadores, não temos todas essas informações, imagina o morador lá do bairro...", destacou.

Bueno citou que presidentes de bairros, entidades representativas e moradores não teriam sido informados das mudanças nas UBSs que desde segunda-feira (08/03) passaram a funcionar somente como unidades básicas vacinadoras (UBVs), como dos postos Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.  O vereador José Dambrós/PSB também disse ter sido procurado por pessoas que estavam sem informações das últimas medidas da SMS.

O líder do governo, Olmir Cadore/PSDB, disse que o momento é delicado em razão da pandemia e que a prefeitura vem ajustando os mecanismos de contatos com a população para ampliar as informações.

Saiba mais 

Usuários antes atendidos nas quatro UBSs transformadas em UBVs serão atendidos nos seguintes locais:

UBV São Ciro: passam a frequentar a UBS Século XX
UBV Cristo Operário: passam a frequentar a UBS Planalto e Cristo Redentor
UBV Centenário: passam a frequentar a UBS Fátima Baixa
UBV Alvorada: passam a frequentar a UBS São Caetano


Rafael Bueno revelou informações a partir de reunião na Secretaria da Saúde

09/03/2021 - 17:16
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo