Voltar para a tela anterior.

Vice-prefeita e vereadora visitam serviço especializado para pessoas com autismo

Município busca alternativas de atendimentos multidisciplinares


A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris/PSDB, e a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB estiveram em Farroupilha, na tarde desta terça-feira (02/03). A visita ao município vizinho teve como objetivo verificar os serviços multidisciplinares ofertados pela Associação dos Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa), que atende pessoas com deficiência intelectual e múltiplas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elas foram recepcionadas pela diretora e coordenadora da associação, Aline da Rosa.

Durante o encontro, a gestora explicou as funcionalidades da entidade, bem como as atividades de cada funcionário. A visita também serviu para verificar as modalidades de convênios que a associação possui com outros municípios, como Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Nova Roma do Sul, já que Caxias do Sul não possui um centro especializado para pessoas diagnosticadas com autismo.

Conforme a vice-prefeita, o Poder Público está buscando alternativas para não deixar os autistas desamparados. Segundo Paula, a ideia é conhecer também outras entidades, de diferentes municípios, a fim de verificar a realidade dos serviços oferecidos.

Já a vereadora, entende que a Política Nacional de Educação Especial é um dos grandes desafios, inclusive em Caxias. Tatiane trabalha nessa bandeira desde seu primeiro mandato, quando foi procurada por um grupo de mães. Na oportunidade, elas expressaram as dificuldades em realizar atendimentos multidisciplinares aos seus filhos, que foram diagnosticados com o transtorno. A parlamentar também salientou, durante o encontro, que realizou reuniões com a Secretaria Municipal da Saúde e a Fundação de Assistência Social, com o intuito de solucionar os atendimentos dos autistas no município.

De acordo com a diretora, a Amafa atende, atualmente, 50 alunos, entre 4 e 59 anos. A entidade presta serviço para famílias de autistas com níveis leve, moderado e grave, de forma gratuita. O serviço também contempla fisioterapia, equoterapia e natação. As despesas da associação, segundo Aline, são custeadas por repasses oriundos de convênios, pela Prefeitura de Farroupilha e de ações comunitárias. A associação atua nas áreas de assistência social, educação e saúde, sem fins lucrativos.

03/03/2021 - 11:19
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Vice-Prefeita e vereadora visitaram o município vizinho com o objetivo de verificar os serviços multidisciplinares ofertados pela Associação dos Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa)

Vice-Prefeita e vereadora visitaram o município vizinho com o objetivo de verificar os serviços multidisciplinares ofertados pela Associação dos Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa)

Crédito: Douglas Barreto/ Divulgação


Últimas Notícias

Olmir Cadore participa de inauguração de academia comunitária


Rafael Bueno amplia informações sobre sobre Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa


Gladis cobra atenção do Executivo ao Bairro Desvio Rizzo


Daniel Santos assume como vereador da Câmara Municipal


Imagens da 449ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Ir para o topo