Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno propõe a reinstalação de duas Frentes Parlamentares

Uma trata das obras de ampliação do Hospital Geral e a outra discute a ocupação do prédio da antiga Maesa


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou nesta terça-feira (05/01) requerimentos solicitando a reinstalação de duas Frentes Parlamentares que presidiu nos últimos anos: "A Maesa é Nossa" e "Em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral". Outros sete vereadores assinaram os documentos.

No caso do Hospital Geral, o parlamentar justificou a iniciativa principalmente porque após mais de três anos paralisadas, as obras de ampliação do HG foram retomadas em setembro de 2020. Além da busca de emendas parlamentares, a ampliação está sendo viabilizada por meio de uma campanha lançada em agosto e chamada #TodosPeloGeralParaTodos. A ação pretende mobilizar a comunidade, a iniciativa privada e o poder público e arrecadar R$ 37 milhões para que sejam concluídas as obras e realizada a compra de equipamentos.

A ampliação do complexo hospitalar possibilitará a expansão de 70% da área física e 60% da capacidade da instituição. Dos atuais 237 passará para 355 leitos, sendo destes 275 de internação e 80 para UTIs adulto, pediátrica e neonatal. O acréscimo de 118 leitos permitirá a criação de 87 novas vagas de internação e 31 de UTIs.

"Em razão dos graves problemas relacionados ao atendimento e às demandas da saúde nos últimos anos, agravados à pandemia do coronavírus, à falta de leitos, sugerimos que esta Casa reinstale a Frente Parlamentar como forma de pressionar, fiscalizar e dar sugestões nas esferas federal, estadual e municipal em apoio a esse importante pleito não apenas para Caxias do Sul, mas para toda a região", destacou o pedetista.

Em relação à discussão sobre a Maesa, que tem área de cerca de 53 mil metros quadrados, Bueno também apresentou argumentos:

"Todos sabemos da importância do complexo da Maesa, pois o processo de ocupação do local ficou mais de três anos sem qualquer avanço, tendo efetivamente alguma deliberação prática em 2020. Justifica-se ainda mais a importância de acompanhar esse trabalho, por meio do Poder Legislativo, já que estamos tratando de um bem maior e que simboliza a história de Caxias do Sul, como memória e do futuro."

O tempo de duração das Frentes Parlamentares será de dois anos a contar a data de instalação. Os documentos devem ser votados na terça-feira que vem (12/01). Além de Bueno, assinaram os vereadores Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira, o Xuxa/PTB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, José Dambrós/PSB, Renato de Oliveira/PCdoB e Ricardo Daneluz/PDT.

05/01/2021 - 14:59
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo