Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno pede maior engajamento da Região no combate à pandemia

Presidente da Frente Parlamentar pela conclusão das obras do Hospital Geral acredita que as 49 cidades da Serra precisam dividir a conta da criação de leitos de UTIs


O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral (HG) do Legislativo, vereador Rafael Bueno/PDT, encaminhou nesta quinta-feira (18/06) ofício para 48 prefeituras que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) solicitando maior engajamento para que sejam viabilizados novos leitos UTIs aos moradores. Bueno entende que Caxias do Sul (referência em saúde para essas cidades) tem feito a sua parte no combate à pandemia, mas acredita que os demais municípios poderiam estar mais atuantes. Isso porque Caxias recebe pacientes de toda a região. Também serão encaminhados ofícios à Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e à Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe).

Bueno destaca que os leitos de UTI disponíveis em Caxias do Sul estão sendo ocupados em grande parcela por moradores de cidades da região que compõem a 5ª CRS, e o município "não pode pagar essa conta praticamente sozinho".

"Acredito que, efetivamente, cada município tem que pagar a sua conta. E essa cobrança tem que ser feita também por meio das Câmaras de Vereadores e demais entidades públicas e privadas, buscando a participação efetiva dos municípios na aquisição, manutenção e financiamento das novas UTIs na região", enfatizou Bueno. 

O pedetista destaca que a alteração para bandeira vermelha em Caxias do Sul - feita pelo Estado desde segunda-feira (15/06) - tem muito a ver com a ocupação de UTIs por moradores de cidades da região.

"Então, é preciso que haja também uma avaliação dos municípios pela sua população, tamanho e o que cada um está fazendo em razão da pandemia. Ou ainda poderia haver subdivisão da Serra por regiões", comentou Bueno, que também preside a Comissão de Saúde do Legislativo.

O vereador cita que Caxias do Sul montou hospitais de campanha, aumentou o número de leitos de UTIs está pagando por eles. Por exemplo, foram abertos 10 novos leitos de UTI no Hospital Pompéia e um no Hospital do Círculo, além dos 15 leitos UTI/SUS abertos recentemente já mantidos pela prefeitura de Caxias do Sul no HG e Virvi Ramos, e já iniciou a testagem para o covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde e UPAs aos grupos de maior risco de contrair a doença. 

"Estamos, dia após dia, vendo o desenvolvimento da Serra Gaúcha sendo prejudicado, com graves prejuízos a comerciantes pequenos até a grandes empresas. Enquanto isso, outras regiões barganharam a mudança da cor da bandeira e conseguiram, do dia para a noite. Isso coloca em xeque a credibilidade da possível ciência dos dados divulgados semanalmente pelo governador Eduardo Leite e nos faz acender ainda mais o sinal de alerta. Por isso, pedimos a compreensão de todos os municípios para buscarmos mais leitos de UTI e ampliação do atendimento à população."

18/06/2020 - 15:13
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo