Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul é oficializada na Região Metropolitana

Lei de autoria de Felipe Gremelmaier e Gustavo Toigo foi entregue ao Governo Gaúcho


Um importante e histórico passo para o desenvolvimento regional foi dado nesta sexta-feira (10/01) em Caxias do Sul. Em solenidade no Salão Nobre do Centro Administrativo, o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, recebeu a lei de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier/MDB e Gustavo Toigo/PDT que autoriza o município a integrar a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Sancionada em 27 dezembro de 2019 pelo então prefeito em exercício Flávio Cassina/PTB, a lei 8.477 permite a elaboração de propostas em nível regional, o que facilita o repasse de recursos pelos governos federal e estadual, e soluções conjuntas para problemas em comum.

A iniciativa partiu dos parlamentares, já que a administração municipal passada não agiu para incluir Caxias do Sul no grupo agora formado por 14 cidades. São elas: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa, Nova Roma do Sul.

Há três anos trabalhando pela nova legislação, Felipe Gremelmaier se pronunciou no ato de entrega do texto pelo prefeito ao secretário estadual.

“Era inadmissível que a principal cidade ficasse de fora da Região Metropolitana da Serra Gaúcha e não colaborasse com os municípios vizinhos. Temos agora um fomentador de desenvolvimento conjunto nas mais variadas áreas, como abastecimento de água, infraestrutura, estradas, transportes, saúde, entre outras”, declarou o vereador.

O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios parabenizou o parlamentar e destacou a importância do ingresso de Caxias do Sul, lembrando que a cidade é detentora do maior PIB da Serra Gaúcha.

“A próxima etapa é eleger projetos de interesse comum. Mas estradas e o Aeroporto Regional de Vila Oliva devem ser prioridades. O Estado será parceiro de Caxias do Sul para agilizar o processo de desapropriação da área para o aeroporto”, adiantou Meirelles.

O prefeito Flávio Cassina classificou o momento como histórico:

“Os municípios poderão amarrar acordos, irmanados, sem bairrismo”.

Também presente na solenidade, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, parabenizou Felipe Gremelmaier e comentou que a entidade se ressentia pela ausência de Caxias do Sul na Região Metropolitana e que a cidade precisa liderar esse processo.

 

10/01/2020 - 14:53
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo