Voltar para a tela anterior.

Estudantes vivem a rotina de um vereador no Jovem Parlamentar 2019

Os alunos levaram para a sessão ordinária simulada temas como saúde pública e melhorias para Caxias


Estudantes caxienses trouxeram temas do cotidiano para o plenário da Câmara Municipal Caxias do Sul. Na noite desta segunda-feira (30/09), o programa Jovem Parlamentar 2019 realizou mais uma edição. Dezessete alunos de diversas instituições de Ensino Superior do município prepararam discursos e debates para pensar em projetos, indicações, requerimentos e ideias que pudessem melhorar a vida comunitária.

A saúde pública ganhou atenção. O projeto de lei 02/2019, proposto pela estudante Yasmin da Luz Barbosa, criava o programa de novas unidades móveis de socorro, na Zona Norte do município, por meio do qual permitiria que o atendimento feito pelo SAMU fosse realizado mais rapidamente para moradores de áreas mais isoladas de Caxias.

A vereadora destacou que a maioria das ambulâncias da cidade está concentrada no Centro e que, dependendo do dia e do trânsito, pode demorar tempo demais para salvar uma vida. São 13 quilômetros e 23 minutos de trajeto, entre o Centro e a entrada de Ana Rech, por exemplo. O projeto obteve aprovação unânime.

O estudante Cleberson Rubinei, ainda pensando nas melhorias para a saúde, propôs a indicação do aplicativo “Agenda Fácil”, utilizado na cidade de São Paulo (SP). De acordo com ele, a ferramenta permite ao cidadão agendar, via internet, consultas em unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade, evitando que o aumento do número de consultas perdidas.

Em seguida, a vereadora Angela Maria Lung Lavorati utilizou o espaço para fazer uma indicação, voltada à criação de linhas de cooperação entre empresas da área educacional e a Casa de Apoio Viva Raquel, que abriga mulheres em situação de risco e vulnerabilidade. “A ideia é que essas empresas de ensino criem projetos profissionalizantes e capacitadores para que as mulheres em situação de acolhimento desenvolvam a própria independência financeira e profissional”, explicou.

Projetos como a inclusão da Parada Livre no calendário oficial de eventos culturais da Secretaria de Cultura, proposta pela vereadora Cleonice Félix de Araújo, a instituição da Semana Municipal da Agroecologia no Munícipio de Caxias do Sul, de autoria do vereador Juliano Pereira da Silva, e moção de apoio à Guarda Municipal, da vereadora Vitória Elisa de Albuquerque, também foram debatidos no plenário.

Presidente da Comissão de Educação, o vereador Edson da Rosa/MDB auxiliou os estudantes durante toda a sessão simulada. Além dele, estiveram presentes os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Paula Ioris/PSDB. O programa Jovem Parlamentar possibilita a estudantes do Ensino Superior uma experiência dentro do Legislativo.

01/10/2019 - 15:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo