Voltar para a tela anterior.

Elisandro Fiuza convida a comunidade para eleições do Conselho Tutelar

Órgão é responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes


No próximo dia 6 de outubro, a comunidade caxiense poderá ir às urnas para eleger a nova composição do Conselho Tutelar. A convocatória foi feita pelo vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, na sessão desta quinta-feira (26/09). As eleições ocorrem das 8h às 17h, nos Colégios La Salle Carmo, Murialdo e São José. Para votar é necessário estar munido de documento com foto e o título de eleitor ou e-título. O voto é facultativo e o mandato de conselheiro tutelar é de quatro anos.

Fiuza apresentou vídeo, no painel do plenário, citando casos de abusos, estupros e torturas contra vulneráveis, praticadas pelos próprios familiares. Em seguida, mostrou um pronunciamento da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em que ela aponta que os índices de estupros contra crianças recém-nascidas estão aumentando e manifestou a gravidade da comercialização de vídeos íntimos de abusos sexuais.    

A partir disso, o parlamentar republicano destacou a necessidade de se ter pessoas capacitadas para proteger crianças e adolescentes, através de um trabalho de assistência técnica e psicológica com aqueles que sofrem abusos, bullying, cometem automutilação ou já tentaram suicídio. 

Sobre as eleições do Conselho Tutelar, Paula Ioris/PSDB defendeu que elas não sejam movidas por questões políticas, mas disputadas por pessoas com estrutura e condições emocionais, formação e preparo para a função. Alberto Meneguzzi/PSB corroborou com a manifestação da peessedebista.  

Edson da Rosa/MDB reforçou o convite para que a população compareça no dia da escolha dos conselheiros. Também chamou atenção que, no último pleito, dos 342 mil possíveis votantes, apenas 8 mil participaram. 

26/09/2019 - 12:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo