Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno se solidariza com idosos do projeto Conviver

Vereador está em Brasília em busca de recursos para hospitais e se manifestou sobre protesto na Câmara Municipal


Mesmo estando em Brasília, para onde viajou nesta terça-feira (24/09) em busca de recursos para hospitais públicos de Caxias do Sul, o vereador Rafael Bueno/PDT foi informado por meio de sua assessoria sobre a manifestação de dezenas de idosos do Projeto Conviver que estiveram em frente ao Centro Administrativo e no plenário da Câmara Municipal para protestar. Eles foram unânimes em dizer que o projeto, mantido há duas décadas pelo município, está esvaziado e sem perspectivas. Essa causa é preocupação constante de Bueno, que esteve recentemente reunido com os participantes do grupo, no ginásio do Vascão, no Pio X, e no Centro Espírita Abrigo da Esperança, Cristo Redentor, para ouvir as reclamações, que são muitas.

"Infelizmente, não há diálogo por parte do município, sequer para ouvir as principais demandas desse grupo de pessoas que tanto trabalhou na vida e ajudou nossa cidade, mas agora não tem suas ponderações sequer ouvidas. Para chegar a esse ponto, de ter que saírem de suas casas para protestar em vez de praticarem as atividades que tanto gostam, é porque a situação é insustentável mesmo", destacou.

Nos últimos meses, os idosos estão enfrentando a demissão de professores que mantinham atividades com eles há muito tempo, estão descontentes com a decisão de reduzir os passeios realizados pelo grupo - uma das principais atividades do Conviver - e a falta de exercícios. As atividades reivindicadas eram gerenciadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Com palavras de ordem, os idosos pediram a saída da atual titular da pasta, Marcia Rohr da Cruz.

Os idosos, a ampla maioria mulheres, temem que o projeto acabe sendo esvaziado com a mudança de estratégia da Smel e que mais cobranças acabem sendo feitas, além de não terem a garantia de que o trabalho tenha continuidade em outro lugar. 

O manifesto lido na Prefeitura e no Legislativo

"Agradecemos a imprensa que é de muita importância para que nosso movimento chegue ao seu objetivo.

Em virtude das várias mudanças que estão surgindo dentro do Conviver, as conselheiras dos grupos resolveram se reunir para decidirmos o seguinte:

Passos já tomados

1. Entramos com abaixo-assinado na Smel com quase 2 mil assinaturas, até agora sem retorno.
2. Entramos também com abaixo-assinado na prefeitura com quase 2 mil assinaturas, até agora sem retorno.

O que estamos reivindicando

1. Queremos uma reunião para resolver a situação do Conviver com o prefeito.
2. Retorno dos professores aos grupos.
3. Retorno/manutenção dos antigos horários de aula em uma hora e meia.
4. Respeito ao projeto que completa 21 anos.
5. Mais de 3,5 mil pessoas atendidas em grupos.
6. Retorno dos passeios
7. Conviver é saúde, esporte, lazer e convívio."

24/09/2019 - 11:04
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo