Voltar para a tela anterior.

Marcos Daneluz é o novo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Por 10 X 7, os vereadores elegeram a primeira Presidência do Partido dos Trabalhadores na Casa


O vereador Marcos Daneluz ocupará a Presidência da Câmara Municipal de Caxias do Sul a partir de 3 de janeiro de 2011. É a primeira vez em que o Partido dos Trabalhadores (PT) elege um presidente na Casa. Cerca de 40 minutos de conversações entre as bancadas levaram dez vereadores a votarem favoravelmente ao nome indicado pelo PT. Outros sete, contudo, preferiram Renato Oliveira/PCdoB, atual vice-presidente. Minutos antes da escolha, anunciada pelo presidente Harty Moisés Paese, às 19h30, o petista prometeu intensificar parcerias entre o Executivo e o Legislativo.

Depois de eleito, Daneluz reiterou o que dissera anteriormente, destacando que a sua conduta política tem se pautado por uma divisão entre oposição partidária e compromisso com programas e projetos que beneficiem a cidade. Por isso, houve situações em que votei de maneira favorável a propostas do governo José Ivo Sartori, salientou.

O futuro presidente disse que o seu mandato de um ano não se prenderá a iniciativas pessoais da Presidência. A intenção é que qualquer decisão seja antecedida por amplas discussões com a Mesa Diretora da Casa e os demais parlamentares, explicou. Ele também garantiu que dará continuidade ao projeto de Consolidação das Leis do Município, que busca sintetizar as atuais 8.028 peças legislativas para cerca de 500, agrupando-as em temáticas específicas.

Além do vereador Daneluz, comporão a próxima Mesa Diretora os parlamentares Mauro Pereira/PMDB (vice-presidente), Renato Nunes/PRB (2º vice-presidente), Alaor de Oliveira/PMDB (1º secretário) e Vinicius Ribeiro/PDT (2º secretário). Os últimos quatro membros foram eleitos por unanimidade.

De acordo com a líder do governo na Casa, vereadora Geni Peteffi/PMDB, que votou em Daneluz, o petista deverá manter a coerência de trabalho, na sua atuação legislativa. Ela entende que não haverá mudança na relação entre a prefeitura e a Câmara. Para a peemedebista, seguirá a tendência de que os vereadores atuem em benefício da comunidade, tendo uma oposição atuante, como prevê a estrutura democrática.

Votaram favoravelmente a Daneluz os vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Marcos Daneluz/PT, Mauro Pereira/PMDB, Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT. Em Renato, os votos foram de Alaor de Oliveira/PMDB, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Assis Melo/PCdoB, Harty Moisés Paese/PDT, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

15/12/2010 - 20:57
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo