Voltar para a tela anterior.

Situação da saúde em Caxias e do Quartel da zona Norte preocupa vereador Renato

O parlamentar abordou os dois assuntos no grande expediente desta quarta-feira (17/04)


Dificuldades ligadas à saúde e a precariedade na estrutura do Quartel de Bombeiros da zona Norte têm preocupado o vereador Renato Oliveira/PCdoB. Por isso, utilizou o Grande Expediente desta quarta-feira (17/04), para pedir providências aos órgãos competentes.

O parlamentar mencionou uma reunião pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara, na terça-feira (16/04), com a presença de integrantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), detalhando o relatório de fiscalização feita neste ano na cidade.

Pelo Cremers, compareceram o coordenador da Comissão de Fiscalização do órgão, Geraldo Pereira Jotz, e o médico fiscal Mário Henrique Osanai. Eles detalharam os resultados da vistoria realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) junto aos seguintes espaços: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, Hospital Geral, Hospital Pompéia, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS's) que têm horário de atendimento estendido e na Central de Exames.

Entre as constatações, o fato de Caxias do Sul, com cerca de 600 mil habitantes, ter cinco médicos atendendo pelo SUS, à noite. “É o efeito da terceirização, da degradação dos serviços públicos, do dinheiro tirado do poder público”, considerou Renato, que é o presidente da CSMA.

O vereador questionou a prática de gestão adotada pela atual administração municipal e cobrou da prefeitura respostas e uma ação mais eficaz no sentido de evitar prejuízos aos moradores que precisam ser atendidos rapidamente quando estão doentes. À frente da CSMA, Renato lamentou, ainda, o fato de o grupo não ter conseguido acompanhar as obras que estão ocorrendo no interior do Postão 24 Horas.

“Para nós, não é novidade que a situação da saúde em Caxias esteja assim. Utilizo as palavras de um dos representantes do Cremers, que disse ser inadmissível a precariedade que existe aqui. E o que o Cremers pediu para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ao IGH (Instituto de Gestão e Humanização) é o que solicito desde novembro de 2017. Para ter ideia, o IGH não pagou aos colaboradores os feriados do ano passado e vou levar essa questão ao Ministério do Trabalho”, complementou Meneguzzi.

Já a vereadora Gladis Frizzo/MDB disse estar impressionada porque, no site do município, o conteúdo que aparece seria diferente da realidade apontada pelo Cremers. “Em seu site, o município diz o contrário, com texto que mostra o secretário (municipal da Saúde, Julio Freitas) comemorando a qualificação da UPA. Como fica a população diante disso?”, indaga a parlamentar, sugerindo ao Ministério Público investigar a questão da saúde pública na cidade.

Segurança - As precárias condições do Quartel de Bombeiros da Zona Norte foi outro tema abordado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, durante a sessão de hoje (17/04). O legislador apresentou fotos do atual prédio em depreciação, às margens da Rota do Sol. Recordou a luta da comunidade para conquistar a obra e o atendimento da corporação naquele lado da cidade e questionou os governantes pela depreciação do espaço e pela falta de uso.

“É vergonha dizer que essas condições são de um quartel de Bombeiros de Caxias do Sul. Totalmente destruído. Imagina o que é pra gente ver essa realidade. Ocorrem trocas de comando da corporação e todos dizem que não há recursos, mas pedir voto a quem mora na zona Norte o pessoal costuma fazer”, observa Renato, recebendo o apoio do petebista Adiló Didomenico nessa reivindicação.

Por fim, Renato comentou a respeito de visita recente que acompanhou às unidades presionais caxienses e reivindicou a substituição de 30 lâmpadas queimadas na penitenciária localizada na região do Apanhador. Conforme ele, essa troca poderia ser viabilizada por meio de parceria entre Estado e município.

 

17/04/2019 - 11:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo