Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso ganha apoio do delegado regional

Grupo ouviu da autoridade policial que há espaço físico e pessoal para instalação da Delegacia Especial do Idoso


Bandeira da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, a instalação da Delegacia Especial do Idoso de Caxias do Sul teve um importante avanço na tarde desta terça-feira (09/04). O grupo de vereadores ganhou o apoio do delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, durante encontro no Palácio da Polícia que também teve participação de representante do Conselho Municipal do Idoso.

Presidente da Comissão do Idoso, Felipe Gremelmaier/MDB iniciou a reunião comunicando ao delegado regional que a criação da DP foi solicitada pessoalmente no gabinete do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior/PTB, em Porto Alegre, em 27 de março. O parlamentar entregou a Paulo Roberto a moção de apoio à reivindicação feita na Conferência Municipal do Idoso, ocorrida na Universidade de Caxias do Sul, em 29 de março.

Declarando-se apoiador da iniciativa, o delegado regional adiantou que a Polícia Civil tem estrutura física e possibilidade de remanejar efetivo para atender à população idosa da cidade que chega a 60 mil habitantes. No entanto, ressaltou que a instalação depende de decisão política. Paulo Roberto adiantou que, assim que receber da Secretaria de Segurança Pública o expediente com a reivindicação da Comissão e do Conselho do Idoso, se manifestará favorável.

O presidente da Comissão do Idoso avaliou o resultado da reunião:

Foi muito positiva porque temos a parceria do delegado regional, o que fortalece nosso movimento pela delegacia. Também julgamos importante o delegado ter apresentado números sobre ocorrências policiais envolvendo idosos, o que reforça a necessidade da delegacia”, comentou Felipe Gremelmaier.

Segundo Paulo Roberto Rosa da Silva, Caxias do Sul tem média anual de 2,6 mil casos policiais nos quais idosos são vítimas. Ele informou ainda aos parlamentares que a maioria das ocorrências envolvem maus-tratos e estelionato.

Além do presidente, participaram da reunião todos os demais integrantes da Comissão: Adiló Didomenico/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/SD e Velocino Uez/PDT. Também estiveram no Palácio da Polícia a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan, e o assessor da Comissão do Idoso, Rafael Toigo.

09/04/2019 - 19:24
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo