Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo aborda projeto de lei do poder Executivo

Proposta prevê a criação do Código de Proteção Municipal dos Animais de Caxias do Sul


Na sessão ordinária desta terça-feira (09/04), a vereadora Tatiane Frizzo/SD falou sobre o projeto de lei do poder Executivo, enviado ao Legislativo caxiense e divulgado pelo jornal Pioneiro, na última sexta-feira. A matéria propõe a criação do regramento do Código de Proteção Municipal dos Animais de Caxias do Sul, bem como do Conselho e do Fundo Municipal de Bem-estar Animal.

A proposta dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal, nas vias públicas da cidade. Limita a 20 animais a quantidade permitida para pessoas físicas, residentes em Caxias. Os animais silvestres deverão, prioritariamente, permanecer em seu habitat natural. Também proíbe a criação de abelhas, na área urbana de Caxias do Sul.

A parlamentar realizou visitas à Faculdade Murialdo (Famur) e à Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ambas contam com o curso de Medicina Veterinária. Tatiane afirmou que as instituições já possuem convênios com prefeituras da região, para a realização de diversos atendimentos aos animais. Segundo a vereadora, são 210 milhões de pessoas no Brasil, sendo que há mais de um animal para cada dois habitantes. Ainda de acordo com Tatiane, uma fêmea canina gera, em média, 12 filhotes por ano.

Sobre as castrações, o vereador Rafael Bueno/PDT afirmou que elas eram realizadas pela Prefeitura. Porém, foram reduzidas. Bueno ainda questionou se é melhor investir em canil para os animais ou prevenir a superpopulação por meio de castração. Segundo Tatiane, uma parceria entre o Executivo e os cursos de Veterinária seria benéfica, tanto para os alunos que precisam da prática para aprender, quanto para as famílias que não têm condições de pagar pela castração.

09/04/2019 - 12:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo