Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo questiona Executivo sobre prioridades com a educação

Vereadora indaga se o uniforme escolar seria a principal demanda na área


Fundamental da Rede Municipal foi o tema da vereadora Gladis Frizzo/MDB, na sessão desta terça-feira (19/03). A parlamentar se mostrou favorável à iniciativa, contudo, questionou se o uniforme seria a principal carência das escolas de Caxias do Sul, chamando a atenção para as más condições de infraestrutura e a falta de professores e de vagas na Educação Infantil.  Gladis caracterizou como leviano o investimento de R$ 20 milhões em uniforme escolar, enquanto outras demandas que possuem maior urgência não são atendidas. A vereadora provocou o Executivo a refletir sobre qual é a prioridade do governo municipal. Na sua ótica, não deveria se resumir ao uniforme escolar e sim se ampliar para qualificação dos espaços, melhores condições de segurança, alimentação e ensino aos estudantes e professores.

Na mesma linha, Rafael Bueno/PDT e Denise Pessoa/PT disseram que recebem denúncias de docentes e diretores de escolas sem infraestrutura adequada e sem verba para investir. Paula Ioris/PSDB disse que uma das justificativas da prefeitura para o projeto é a melhora da autoestima dos estudantes. A partir disso, a vereadora pontuou que a melhora da autoestima se dá com investimentos em cultura, esporte e lazer, o que, em sua opinião, está sendo restringido pelo poder municipal.

No entendimento do vereador Gustavo Toigo/PDT, o uso do uniforme escolar é um item importante, pois dialoga com a dignidade dos alunos, propicia disciplina e dá segurança aos alunos. Entretanto, o pedetista destacou que o projeto do prefeito Daniel Guerra/PRB não é inédito. Conforme ele, projetos semelhantes dos vereadores Rodrigo Beltrão/PT e Edi Carlos Pereira/PSB já foram discutidos pela Casa. Dessa forma, sugeriu que a administração municipal deveria ter chamado os vereadores para fazer uma construção coletiva da proposta.

O critério para distribuição dos uniformes foi questionado por Edson da Rosa/MDB. O emedebista pediu se a Secretaria Municipal da Educação foi ouvida e tem ciência do projeto. Caso tenha sido consultada, o vereador avalia que a pasta se encontra desconectada da realidade do ensino na cidade.

19/03/2019 - 13:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo