Voltar para a tela anterior.

Procuradoria da Mulher conversa sobre demandas do público feminino

Em atividade alusiva ao mês da mulher, vereadoras estiveram na Praça Dante e organizaram um ponto de acolhimento e informação


Oferecer apoio e esclarecimento foi a intenção da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), que esteve na última quinta-feira (14/01), na Praça Dante, divulgando os trabalhos do órgão. As vereadoras Denise Pessôa/PT (atual procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD conversaram com o público a respeito de diferentes demandas que precisam ser atendidas, além de orientar sobre o procedimento em casos de denúncia.

Saúde da mulher, inserção no mercado de trabalho, igualdade salarial, representatividade em cargos públicos e combate à violência doméstica foram algumas pautas abordadas pelas parlamentares com a população. A importância em denunciar situações de agressão à mulher recebeu atenção das vereadoras, que ressaltaram não ser necessário partir da vítima o registro. “Todos podem denunciar, é isso que as pessoas precisam compreender”, ressaltou Denise.

A parlamentar defendeu que a violência contra a mulher seja tratada como questão de segurança pública. Para ela, é necessária uma mudança de postura em relação ao assunto, pois a sociedade ainda caracteriza os casos como algo particular ou privado, o que desestimula as denúncias e faz com que a vítima deixe de reivindicar seus direitos. Segundo a vereadora, 400 casos são denunciados mensalmente em Caxias do Sul.

“Qualquer cidadão pode realizar denúncia à Central de Atendimento à Mulher, ligando no número nacional 180”, lembram as legisladoras. Nesse contato, é possível receber orientações, esclarecer dúvidas e relatar casos de agressão, de forma sigilosa e segura. “A partir do momento em que não nos envolvemos, estamos sendo coniventes com a violência”, alerta Tatiane.

Ferramentas oferecidas pelo Executivo, em prol da defesa do público feminino, também contaram com a divulgação da PME. A Coordenadoria da Mulher propõe, elabora e articula a execução das políticas públicas para esse grupo, além de proporcionar uma rede de apoio às mulheres vítimas de violência, formada por diferentes instituições. “Precisamos divulgar os programas que já existem, para auxiliar mais mulheres”, salientou Paula, justificando que ações, como a da Praça Dante, são necessárias para aproximar as mulheres dos órgãos que estão à sua disposição.

A tucana ainda destacou a importância de empoderar mulheres para que ocupem espaços de desenvolvimento de políticas públicas, como o Legislativo, por exemplo. Informou que o Grupo Política de Saias, do qual participa e que pretende capacitar novas lideranças femininas na política caxiense, tem meta de dobrar o número de vereadoras da Câmara Municipal.

A atual legislatura é a que mais concentrou mulheres atuando juntas na história do Legislativo caxiense, porém a presença feminina ainda é pequena (23 vereadores compõem a Casa e apenas quatro são mulheres). Gladis acredita que a representatividade feminina precisa crescer mais, tornando-se ideal quando atingir a equidade. “É uma responsabilidade muito grande para nós. Estamos fomentando e incentivando outras mulheres que têm vontade de estar na política e fazê-la com o coração”, orgulhou-se.

Ainda defendeu que homens e mulheres têm a mesma capacidade intelectual, ressaltando que, portanto, não deve haver diferenças entre ocupação nos cargos de liderança e na retribuição salarial. Quanto ao mês alusivo às mulheres, Gladis afirmou: “nós preferimos respeito do que flores”.

Atual procuradora da PEM, Denise informou que o órgão age orientando sobre denúncias e auxiliando nos processos que já estão em andamento. Também citou a ação de fiscalizar ferramentas de atendimento à mulher, fortalecendo a rede que defende o público feminino. Como recente medida, afirmou que a PEM pretende trabalhar com conscientização nas comunidades caxienses, a fim de descentralizar as informações sobre o público feminino.

15/03/2019 - 10:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo