Voltar para a tela anterior.

Moradores reclamam de constante falta de luz na zona rural de Caxias do Sul

Em reunião pública coordenada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, profissionais da Rio Grande Energia (RGE) registraram demandas da comunidade


Moradores e parlamentares apresentaram reclamações de falta de luz principalmente em regiões mais rurais de Caxias do Sul, durante reunião pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), na última quinta-feira (07/03). A atividade durou quase três horas e ocorreu no plenário do Legislativo.

A reunião foi coordenada inicialmente pelo presidente da CDUTH, vereador Edio Elói Frizzo/PSB. Na sequência, quem assumiu o comando dos trabalhos foi o parlamentar Alberto Meneguzzi/PSB, que tem questionado a concessionária sobre a transferência do Centro de Operações de Caxias do Sul para São Leopoldo/RS, o que pode incorrer em perda na arrecadação de tributos para o município na casa de R$ 4,5 milhões. Tais dados, segundo o parlamentar, foram mencionados pela Secretaria Municipal da Fazenda. Essa transferência do centro de operações também foi considerada lamentável por Frizzo.

Da plateia, agricultores se queixaram da constante queda de luz e demora para restabelecer o abastecimento. Edson Boff, produtor de maçãs na localidade de Santa Justina, relatou que, numa semana, foram três dias intercalados e por longos períodos com falta de energia. Isso tem dificultado a manutenção das câmaras frias e a duração das frutas. “Estamos revoltados”, desabafou. No mesmo lado da cidade, da Linha 40, quem se manifestou foi o servidor público Elias Ferreira, que também reclamou da lentidão do restabelecimento da luz.

O ex-vereador Getulio Demori está preocupado com a perda de alimentos em função das quedas de energia na região leste da cidade, mais pontualmente nas comunidades de Caravaggio e São José da 6ª Légua. Aldonei Machado, do distrito de Criúva, questionou se os agricultores podem fazer as podas das árvores que se encontram em suas propriedades só que próximo à fiação elétrica. Ex-parlamentar Idair Moschen indagou a respeito de fios soltos em diversos bairros e loteamentos.

Também estiveram presentes no encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rudimar Menegotto; o integrante do Procon Caxias Pedro Henrique de Souza; e os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Ricardo Daneluz/PDT e Tatiane Frizzo/SD. Os parlamentares fizeram questionamentos que podem ser acompanhados na íntegra no link: https://www.youtube.com/user/tvcamaracaxias.

Representando a RGE, participaram da atividade o consultor de negócios Serra-Gerência de Relacionamento com o Poder Público e Grupo A , Rafael Dala Brida; o gerente de Operações de Campo, Elvis Gassen; e o coordenador de Obras e Manutenção, Diogo Boff. Eles fizeram uma explanação das ações e planos da empresa, responderam a alguns dos questionamentos e detalharam os meios que a concessionária dispõe para a comunidade contatá-la. Entre essas alternativas, o fone 0800 970 0900, o aplicativo da concessionária, o acesso via SMS pelo número 27350, entre outros.

Os profissionais disseram que os temporais nos últimos meses têm prejudicado o atendimento da empresa. Ao mesmo tempo, garantiram que a concessionaria está aberta a ir até as comunidades dar orientações sobre os serviços ou como proceder para evitar riscos futuros por conta, por exemplo, do plantio de árvores muito próximo à rede de alta tensão. Disseram ainda que a equipe de campo não será reduzida em função da transferência do Centro de Operações para o Vale dos Sinos. Quanto a uma possível perda de arrecadação em função dessa mudança, orientaram que a resposta tem de ser buscada na prefeitura. Ao final da reunião, os três profissionais pegaram dados de alguns dos 35 participantes do encontro, para tentar resolver os problemas principalmente de ausência de energia.

Por fim, o parlamentar Alberto Meneguzzi avaliou positivamente o encontro, tendo em vista o contato direto dos profissionais da RGE com quem está passando por dificuldades com o abastecimento de luz.

Além de Frizzo e Toigo, fazem parte da CDUTH os vereadores Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/MDB e Paula Ioris/PSDB. O encontro em questão foi solicitado por Meneguzzi.

08/03/2019 - 15:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo