Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação se reúne com titular da Smed

Parlamentares e comunidade voltaram a pedir à secretária Marina Matiello o retorno do 4º e do 5º ano para a Escola Municipal Aristides Rech, na Capela Santa Catarina


Vereadores da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) do Legislativo caxiense se reuniram, na última quinta-feira (28/02), com a titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marina Matiello, e voltaram a solicitar o retorno do 4º e do 5º ano na Escola Municipal Aristides Rech, na Capela Santa Catarina. Os alunos matriculados nesses anos tiveram que migrar para as Escolas Estaduais João Pilatti e Irmão Pedro, desagradando as famílias.

Participaram do encontro, que ocorre na Smed, o presidente da CECTICDLT, parlamentar Edson da Rosa/MDB, os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Elisandro Fiuza/PRB e Kiko Girardi/PSD, o advogado Caio Ortiz, e Leandro Camelo e Nereu Soldera, representando os pais dos alunos.

Porta-voz do grupo, o parlamentar Edson da Rosa detalhou a relevância de atender as crianças dos referidos anos na própria localidade, tendo em vista que a instituição segue funcionando com Educação Infantil e bloco de alfabetização. “Estamos aqui pela comunidade e pelas crianças. O atendimento escolar no contexto do estudante é muito mais significativo e fortalece o vínculo com a comunidade em que está inserido”, observa Edson, que conhece a realidade educacional principalmente por ter sido secretário da Educação de 2008 a 2012.

A secretária informou que foi assinada uma ata em conjunto com o Ministério Público e a 4ª Coordenadoria de Educação (CRE), na qual a Smed garante o transporte dos alunos do 4º e 5º ano que estavam na Aristides Rech até as Escolas Estaduais João Pilatti e Irmão Pedro. Segundo Marina, esse compromisso é que será cumprido. Os vereadores pediram à secretária para reavaliar essa decisão, tendo em vista as reinvindicações das famílias.

Aproveitando o encontro, os parlamentares também solicitaram providências do município em relação a algumas crianças do interior e do loteamento Campos da Serra que, neste ano, ainda não estariam sendo contempladas com o transporte escolar. A secretária admitiu a dificuldade e disse que a Smed está trabalhando para resolver essa questão. De acordo com ela, são necessários aditivos à licitação do serviço, processo que deve demorar até 45 dias.

Além dos vereadores Edson e Kiko, integram a CECTICDLT os parlamentares Paulo Périco/MDB, Alberto Meneguzzi/PSB e Rafael Bueno/PDT.

 

01/03/2019 - 12:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo