Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno quer instituir o Monumento ao Orixá como símbolo oficial

A estátua é a representante das religiões de matriz afro-brasileira para Caxias do Sul


Propor a instituição do Monumento ao Orixá Ogum, localizado na Praça Lauro de Oxum, como símbolo oficial das religiões de matriz afro-brasileira, no município, é a intenção do vereador Rafael Bueno/PDT. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/02), o parlamentar defendeu que a cidade possui, atualmente, mais de 350 terreiros filiados à Associação de Umbanda de Caxias do Sul, além de muitos simpatizantes. Ele apresentou o projeto de lei, na manhã de hoje, no Legislativo caxiense.

O parlamentar destacou que a ação também é uma forma de representar a religiosidade caxiense, livre de preconceitos. Acredita que a intolerância religiosa começa a ser estabelecida ainda na infância, quando uma criança é impedida de falar sobre sua religião de Matriz Africana, seja por medo da reação de colegas e professores, seja por constrangimento.

O vereador informou que, anteriormente, foi solicitado o processo de tombamento da estátua, que deveria se tornar Patrimônio Cultural de Natureza Material de Caxias do Sul, tendo recebido resposta favorável do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). O pedetista afirma que não houve interesse por parte da Administração em concretizar a proposta, havendo veto do Executivo, que acredita ter sido motivado por preconceito religioso.

Com a negativa, o parlamentar informou que pretende se articular para que o Monumento seja tombado em âmbito estadual, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior diversidade religiosa no país. Ainda foi destaque, o fato de ser Ogum o orixá eleito como patrono do munícipio pela comunidade umbandista. “Ele é orixá do aço, do trabalho e da garra. Simboliza o desenvolvimento de Caxias”, ressaltou.

Bueno afirmou que o Monumento foi totalmente custeado por verba privada de membros da Associação de Umbanda de Caxias do Sul, sem gerar despesas ao poder público. Também estão a encargo do grupo os custos de manutenção e reparação da estátua e da praça em que ela se encontra.

26/02/2019 - 17:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo