Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico denuncia abandono do Mato Sartori

O vereador alegou que não há condições de visitação ao parque municipal por conta de descaso do poder público


Apresentar a atual situação do Parque Municipal Mato Sartori foi a intenção do vereador Adiló Didomenico (PTB), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20/02). O parlamentar esteve no local, na última segunda-feira, e constatou descaso do poder público com a manutenção do ambiente ecológico. Na ótica dele, a situação impede a realização de visitas ao local.

Adiló defendeu que o Mato Sartori é um pulmão verde na área central da cidade e deve ser preservado. Relembrou que, em outras gestões, houve melhoria do sistema de funcionamento e manutenção, o que não estaria acontecendo agora.

O petebista afirmou ter identificado que câmeras de segurança foram furtadas, assim como cabos e postes. Também apontou que a torre de observação e o mirante estão danificados, impossibilitando a visitação do público. Adiló salientou que, conforme o relato de um servidor, fios desconectados estavam dando curto-circuito dentro d’água, o que colocaria em risco a segurança de quem circula pela área.

A função educacional do parque recebeu ênfase durante a manifestação do parlamentar. Segundo ele, o local deveria ser destinado à visitação guiada e a estudos de Biologia. “Mas, isso tem sido negligenciado por causa das condições do espaço”, lamentou Adiló.

O vereador Paulo Périco/MDB concordou com a preocupação do colega. O emedebista pediu maior foco na educação ambiental.

Em seguida, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB comentou que, anteriormente, os vereadores sugeriram uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e do Turismo. A ideia era promover visitação de turistas ao Mato Sartori, no período da manhã, momento em que os pavilhões da Festa da Uva não estivessem abertos ao público. Porém, conforme Felipe, o estado atual da área não é favorável.

O vereador Adiló Didomenico também utilizou o seu espaço na tribuna, para informar que conversou, na tarde de ontem, com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro, a respeito do transporte escolar.

20/02/2019 - 17:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo