Voltar para a tela anterior.

Morre o ex-vereador Ambrósio Luiz Bonalume

O velório do também presidente da Fucs ocorre no plenário da Câmara de Vereadores e o sepultamento está previsto para esta sexta-feira (18/01), no Cemitério de Santa Lúcia do Piaí


O ex-vereador e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Ambrósio Luiz Bonalume, 73 anos, morreu na noite da última quarta-feira (16/01), às 23h15min, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele estava internado há cerca de 50 dias no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul.

O corpo será velado das 9h às 21h30 desta quinta-feira (17/01), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Depois, segue para a Capela Mortuária do distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde continuará o velório. Uma missa está prevista para as 9h de amanhã (18/01), na igreja da localidade. O sepultamento ocorre às 10h de sexta-feira (18/01), no cemitério do distrito.

Presidente do Legislativo caxiense, o parlamentar Flavio Cassina lamenta a morte de Bonalume, que foi seu colega de formatura, e destaca o legado que ele deixa para a cidade. “Com sua experiência jurídica e política, Bonalume contribuiu muito para Caxias do Sul. Eu conhecia ele há muitos 60 anos. Foi meu vizinho de trabalho e juiz, mas depois pediu exoneração para se dedicar à advocacia. Fomos da turma do Direito da UCS que se formou em 1973, junto com a Rachel Grazziotin (ex-vereadora). Dessa turma, 11 foram eleitos vereadores e um, prefeito. Tínhamos professores que foram referência na área e políticos de atuação significativa, como Percy Vargas de Abreu e Lima, Marino Kury, Renan Falcão de Azevedo e Mario David Vanin. Bonalume vai fazer muita falta, pois foi um grande profissional e amigo”, ressaltou Cassina.

Natural de Caxias do Sul, Bonalume foi vereador titular na Câmara Municipal pelo antigo PDS, durante a IX Legislatura (1983-1988). Também exerceu a função parlamentar como suplente pela Arena no mandato anterior, na VIII Legislatura (1977-1982), e no mandato posterior, da XI Legislatura (1993-1996), pelo PFL. Foi ainda procurador-geral do município de 1989 a 1992.

Atualmente, presidia o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), cargo a que foi reconduzido, por unanimidade, em março de 2017.

Representante da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos no Conselho Diretor da Fucs, Bonalume também era professor no curso de Direito da UCS. A Fucs é mantenedora da UCS, que tem 51 anos e já formou mais de 100 mil profissionais, do Hospital Geral, do Centro de Teledifusão (Cetel), e do Cetec – escola de ensino médio e técnico.

Em fevereiro de 2017, Bonalume esteve na Câmara Municipal como presidente da Fucs, durante sessão solene que homenageou a UCS pelo seu cinquentenário de história. Ele deixa os filhos Angelo e Gustavo e a esposa Vanda Teresinha Maitelli Bonalume.

 

17/01/2019 - 09:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo