Voltar para a tela anterior.
Desde a tribuna, na sessão desta terça-feira (23), o vereador Gustavo Toigo/PDT atentou para o quadro de criminalidade em Caxias do Sul. Segundo ele, neste ano, já houve 123 homicídios e três latrocínios no município. Utilizou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar Caxias como violenta. Conforme a ONU, é violenta a cidade que contabilizar dez homicídios para cada faixa de 100 mil habitantes. A população está em alarme, já que a violência tornou-se endêmica no município, alertou.
O parlamentar também referiu que, no ranking mundial de homicídios, o Brasil figura na 13ª colocação. Citou que o país contabiliza 50,7 mil pessoas detidas por conta de homicídios.
Na sequência, o vereador Ari Dallegrave/PMDB sugeriu mudança na forma de enquadramento, em casos de tráfico de drogas. Explicou que, em diversas situações, o traficante fica impune, ao portar baixa quantidade de drogas e ser enquadrado apenas como usuário. O critério de diferenciação entre quem é portador ou traficante precisa ser revisto, defendeu.