Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez pontua trabalhos da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo

O vereador ponderou as ações da pasta e suas implicações para a comunidade


Pontuar as ações da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) foi a intenção do vereador Velocino Uez/PDT, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12/12). O parlamentar afirmou que o questionamento sobre as comissões não deve ser pautado apenas em seu custo, mas, também, na análise dos resultados de sua atuação.  Por isso, como presidente da comissão, ele apresentou as reivindicações pleiteadas pela CAAPC, neste ano.

O parlamentar destacou as visitas da comissão às propriedades da região, atendendo a demandas dos produtores. Falou sobre encontros com responsáveis pela área da agricultura, no município, como a secretária municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), por exemplo, a fim de encontrar soluções para o setor.

Conforme o vereador, a comissão esteve presente às feiras Ponto de Safra e do Peixe Vivo. Nesta última, Velocino afirmou que a intenção era analisar o novo modelo adotado para a realização da feira, que está acontecendo com maior frequência, a fim de incentivar o consumo de peixe.

O pedetista comemorou a liminar favorável aos boxistas da Ceasa Serra, que suspendeu o edital lançado pela Administração de Consórcios Intermunicipais S/A (Adcointer), para locação de boxes, utilizados na comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. O documento previa um aumento de 1.200% no lance mínimo do certame (de R$ 600 para R$ 8 mil). O parlamentar acredita que a vitória dos comerciantes foi alcançada devido à intermediação do Legislativo, junto ao Executivo.

Audiência pública realizada na Câmara Municipal, em outubro deste ano, com objetivo de discutir alternativas para suprir as demandas das agroindústrias locais, foi citada como outro ponto positivo. O pedetista ressaltou que, na ocasião, foi possível conhecer as dificuldades e encontrar alternativas para a categoria.

A partir da oportunidade, houve a proposição do projeto de lei 163/2018, que institui a Política Municipal de Apoio à Agroindústria Familiar. A matéria foi elaborada de forma coletiva, com a contribuição do poder público, da comunidade, do setor agroindustrial e de especialistas da área, como explicou Velocino.

Também foi destaque o fato de integrantes da comissão terem proposto a inclusão de Caxias do Sul e municípios do entorno na Zona Franca da Uva e do Vinho, pelo projeto de lei 9045/2017, em tramitação no Congresso Nacional. A articulação trouxe, inclusive, a presença do autor do PL, o deputado federal João Derly (Rede), nas dependências do Legislativo caxiense.

Velocino ainda considerou ser necessário manter contato com os produtores, por meio de reuniões. Acredita que, desta forma, é possível se aproximar da realidade do setor e atender suas necessidades. Também integram a CAAPC os vereadores Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Ricardo Daneluz/PDT e Wagner Petrini/PSB.

12/12/2018 - 16:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo