Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense marca presença nas discussões do Parlamento Regional da Serra

Última reunião de 2018, em Garibaldi, teve a presença do vereador Velocino Uez/PDT


O Legislativo caxiense marcou presença nas discussões do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, neste ano de 2018. A Casa sediou dois encontros e um audiência pública sobre a situação financeira dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o presidente da Câmara de Caxias do Sul propôs a realização de um debate com os candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, realizado em agosto e uma reunião com as forças policiais e batalhões dos municípios.

No último encontro de 2018, realizado na terça-feira (11/12), o Parlamento caxiense foi representado pelo presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, Velocino Uez/PDT. Na oportunidade, foram abordadas a mudança no atendimento da Rio Grande Energia (RGE) e os problemas com o sinal telefônico no interior, com a presença de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como resultado das reunuões itinerantes, surgiram documentos elaborados e entregues a autoridades. No primeiro semestre do ano, os ofícios pautaram problemas de abastecimento e tratamento da água. Outro foi sobre a conclusão da BR-470, no trecho de 40 quilômetros entre André da Rocha a Lagoa Vermelha, entregue à senadora Ana Amélia Lemos. A Zona Franca da Uva e do Vinho, também foi defendida pelo Parlamento, com a elaboração de uma Carta Aberta, pontuando as principais reivindicações da cadeia produtiva da uva e do vinho explanadas durante o II Fórum de Debate do Setor Vitivinícola, realizado em Monte Belo do Sul. Esse documento foi entregue a representantes de órgãos federais e estaduais.

Já no segundo semestre documentos que pautaram problemas nas rodovias da região, como sinalização, trafegabilidade e consertos de placas e buracos, foram encaminhados ao diretor-geral do Departamento Autonomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti; Sobre a saúde, o viés foi a falta de atendimento em traumatologia nos município e a situação financeira dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Os manifestos sobre essas demandas foram encaminhados com embasamento de dados, ao governo federal e estadual;.

Outro assunto que se tornou uma bandeira do Parlamento foi a segurança. Diante da relevância do tema, foi encaminhado ao futuro governador do estado, Eduardo Leite, um ofício solicitando a permanência dos mais de 60 Policiais Militares que estão fazendo curso de formação na Serra Gaúcha. O documento pede atenção sobre a possível permanência dos brigadianos na região.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, o Parlamento Regional cumpre o seu papel à medida que privilegia as discussões locais de cada município e lhes dá respaldo a partir do endossamento por parte dos presidentes de, no mínimo, outras 15 cidades da Serra Gaúcha. “Debatemos o desenvolvimento, a saúde, a solidariedade, a economia e também a política. Por isso, Caxias sempre buscou participar, sugerir e propor caminhos para a região”, comenta

Para o vereador Velocino Uez/PDT, que representou a Câmara de Caxias em diversos encontros, as pautas regionais mostram que somente a partir da união do poder público em suas diversas esferas é que se poderá tornar a Serra Gaúcha mais atraente, na sua totalidade. “Na reunião de Garibaldi, por exemplo, fiz uso da palavra e disse aos servidores da Anatel que ali, em Garibaldi, o meu celular não funcionava. Esses encontros nos dão subsídios para buscarmos melhorias, como região e não cada cidade isoladamente”, salienta.

Em 2018, o Parlamento Regional teve como presidente o vereador Moisés Scussel Neto (presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves), como vice-presidente, a vereadora Patrícia Camassola Tomé (presidente da Câmara Municipal de São Marcos) e como secretário, o vereador Moisés Nekel (presidente da Câmara Municipal de Garibaldi. A nova diretoria será empossada na primeira reunião, a ser realizada em 2019.

12/12/2018 - 15:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Marcio Schenatto - Mtb 12.217

Ir para o topo