Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo apresenta relatório da Comissão de Desenvolvimento Econômico

O parlamentar presidiu o grupo ao longo deste ano, dando bastante ênfase à área do turismo


O pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão desta quarta-feira (12/12), consistiu em uma prestação de contas do trabalho da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) ao longo de 2018. No comando do grupo, o parlamentar deu bastante ênfase à área turística como uma nova matriz econômica para a cidade. Também integram a CDEFCO os legisladores Chico Guerra/PRB, Flávio Guido Cassina/PTB, Adiló Didomenico/PTB e Wagner Petrini/PSB.

Segundo Toigo, para assuntos de mais ênfase neste ano, o grupo seguiu um plano de ação sustentado em três eixos: turismo industrial, enoturimo e turismo religioso. “Podemos citar o Passo do Vinho como um novo destino turístico que fez nascer uma rede envolvendo os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua. É uma região de grande potencial e a comissão tem dado apoio aos produtores que nela atuam”, ressaltou.

A inclusão de Caxias do Sul e outras cidades da região no projeto Zona Franca da Uva e do Vinho e a promoção de seminário tratando do enoturismo também foram ações articuladas pelo grupo.

No caso do turismo industrial, a Câmara, por meio da CDEFCO, empresários e entidades acadêmicas se articularam e montaram quatro roteiros de visitação prontos para serem comercializados, acrescentou Toigo. Para o tópico do turismo religioso, de acordo com o vereador, foi apresentada uma emenda ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) para ser criada a zona de interesse turístico (ZIT) “Caminhos Religiosos” e pedido mais divulgação do Roteiro Caminho Padre João Schiavo.

Paralelamente, os membros da comissão deram o devido encaminhamento a expedientes mais regulares, como a emissão de pareceres e análises sobre propostas que tratam de recursos públicos, a exemplo da peça orçamentária.

Outro assunto relevante que ganhou a atenção da CDEFCO foi a situação das agroindústrias. Para valorizar o que é elaborado na colônia, evitando que mais agroindústrias fechem e possibilitando a abertura de novas unidades, a CDEFCO, juntamente com a Comissão de Agricultura, apresentou um projeto de lei referente a políticas para o segmento.

Por fim, Toigo agradeceu a todos que colaboraram, a seu modo, para o êxito das iniciativas desenvolvidas. “Desejo agradecer o apoio da Mesa Diretora e de todos os integrantes da Comissão, da equipe funcional aqui da Casa e da nossa família, durante todo esse período de trabalho”, frisou.

 

12/12/2018 - 14:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo