Voltar para a tela anterior.

Vereadores questionam demolição de centro comunitário dos loteamentos Vila Romana e Santa Helena

O requerimento 97/2018, assinado pelo vereador Rafael Bueno/PDT, recebeu aprovação unânime do plenário


Os parlamentares questionaram a prefeitura de Caxias do Sul, durante a plenária desta quinta-feira (22/11), em relação à recente demolição de centro comunitário dos loteamentos Vila Romana e Santa Helena, na região do Desvio Rizzo. Um requerimento (97/2018) sobre o assunto, assinado pelo vereador Rafael Bueno/PDT e dirigido ao Executivo, foi aprovado por unanimidade do plenário. Agora, segundo a Lei Orgânica Municipal, o prefeito Daniel Guerra/PRB tem 30 dias para responder ao Legislativo.

De acordo com o documento, a demolição teria ocorrido no dia 9 de novembro, “sem qualquer aviso prévio aos moradores que ali faziam diversas atividades”.

Diante disso, o parlamentar deseja saber quem determinou a demolição do prédio e por que não foi respeitado o prazo legal de 15 dias para que a Associação de Moradores do Bairro (Amob) apresentasse sua defesa para evitar e/ou adiar a intervenção. “Havia a necessidade de se iniciar a demolição do imóvel imediatamente após a decisão judicial, já que diversas atividades comunitárias e que integravam crianças e idosos vinham sendo realizadas?”, prossegue o autor.

Bueno quer ainda saber se será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no lugar, se existe previsão orçamentária e projeto para isso e qual o valor e o tempo para entrega da obra. A respeito dos outros centros comunitários, é indagado se existe previsão do município para reintegrações das áreas onde eles se encontram. Por fim, o parlamentar solicita a relação individualizada de todos os imóveis pertencentes ao município de Caxias do Sul com as devidas localizações e metragens.

Na plenária de hoje (22/11), o vereador Rafael Bueno/PDT defendeu os centros comunitários para integração cultural e social e questionou a decisão do município de tirar esses espaços de lazer dos bairros, a exemplo do ocorrido com a estrutura que era usada por moradores da Vila Romana e Santa Helena. “Demoliram quando crianças estavam fazendo atividades de lazer. A prefeitura desmancha de forma agressiva. O prefeito está censurando e privando as pessoas de acessarem espaços culturais e os idosos de terem acesso a uma UBS, pois, no meu bairro (Cristo Redentor), construímos uma UBS de mais de R$ 2 milhões, que está pronta há 23 meses, mas se encontra fechada e o matagal tomando conta”, reclamou.

Bueno prosseguiu, queixando-se de que a prefeitura não usa nem as estruturas que dispõe e acaba desmanchando um centro comunitário em que crianças estavam em lazer, dizendo que vai fazer uma UBS no local. “Poderia permanecer o centro comunitário e ainda criar a UBS. Se o prefeito não está satisfeito, pede para sair e não destruir o que os meus antepassados ajudaram a construir”, queixou-se o vereador.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 97/2018
Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente
ALCEU THOMÉ PTB Sim
ARLINDO BANDEIRA PP Sim
CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim
EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim
EDSON DA ROSA MDB Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim
FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim
NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim
PAULA IORIS PSDB Sim
PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Sim
RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim

 

22/11/2018 - 14:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo