Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar e sindicatos se mobilizam em favor da gestão pública da Codeca

Presidente do grupo, o vereador Adiló Didomenico criticou déficit milionário e cancelamento de contratos


Um ato de mobilização, em favor da gestão pública por economia mista da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), foi realizado na manhã desta segunda-feira (12/11), no Cosmos Hotel. Conduzido pelo ex-vereador Henrique Silva, que preside o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação (Sindilimp), o evento contou com a presença da Frente Parlamentar em Defesa da Codeca. Presidente do grupo, o vereador Adiló Didomenico/PTB criticou o balanço da companhia, no fechamento de 2017, com déficit de R$ 7,6 milhões e R$ 2,5 milhões de créditos a serem faturados.

De acordo com Adiló, Caxias é a única cidade brasileira com mais de dez mil habitantes que possui a gestão do próprio lixo, a partir da Codeca. “Essa empresa pública representa uma resistência à chamada máfia do lixo”, asseverou. O vereador criticou o cancelamento de alguns contratos da Prefeitura, para a prestação de serviços, a partir da companhia.

Adiló explicou que a Codeca garante a estabilidade da construção civil, por meio de preços e qualidade no serviço prestado, tanto na coleta mecanizada e na proteção de aterros sanitários quanto na execução de obras públicas. Ex-diretor-presidente da companhia, o vereador lamentou a atual precariedade de alguns serviços, como a limpeza de contêineres.

O presidente do grupo parlamentar questionou o porquê de um britador ainda não ter sido colocado em funcionamento. “Seria o segundo equipamento, em substituição ao que não estaria enquadrado nas regras ambientais”, observou. Ele atentou para os 24 programas do órgão, voltados à conscientização do meio ambiente.

A atividade de hoje marcou o lançamento da campanha de proteção da Codeca e dos seus 1.200 colaboradores. A iniciativa conta com o apoio da Frente Parlamentar da Câmara, do Sindilimp, do Sindicato dos Rodoviários e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário.

Também fazem parte da frente parlamentar os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Edson da Rosa/MDB, Flavio Cassina/PTB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR, Renato Oliveira/PCdoB Rodrigo Beltrão/PT, Velocino Uez/PDT e Wagner Petrini/PSB. O grupo tem vigência até 15 de dezembro de 2019. Participaram, ainda, da reunião de hoje a direção da Codeca e os vereadores Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT, além do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

12/11/2018 - 12:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo