Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier propõe a Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos

O vereador quer desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar do segmento


Instituir a Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos, em Caxias do Sul, é o objetivo do projeto de lei (PL) 66/2018, protocolado na Câmara, no último dia 10 de maio, pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB. Na sessão ordinária desta terça-feira (06/11), o parlamentar afirmou que, mantendo-se ativo e saudável, é possível melhorar a qualidade e a expectativa de vida do idoso.

Conforme o emedebista, estudos apontam que, aproximadamente, 85% dos idosos têm alguma doença crônica. Também indicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou um crescimento significativo na população da terceira idade até 2050, o que reforça a necessidade de apoio do poder público, nas iniciativas que viabilizam e estimulam o acesso à prática de esporte do grupo acima de 60 anos.

O parlamentar explicou que pretende contribuir com as leis já existentes, em âmbito federal e municipal. O vereador ainda ressaltou ser fundamental ampliar as atividades e projetos por meio de parcerias. De acordo com Gremelmaier, foi realizado um estudo em São Paulo sobre a motivação dos idosos, ao participarem de atividades físicas parecidas com as oferecidas em Caxias.

Foram selecionados os principais motivos, resultando nas seguintes porcentagens: 29% da população idosa pratica exercícios físicos por indicação médica; 2% por culto ao corpo; 45,8% para diversão e socialização com outras pessoas; 37% pelo bem-estar físico; 29% por incentivo e pelo bom tratamento dos profissionais. Em relação à última porcentagem, o parlamentar aproveitou para exaltar a equipe de profissionais da área, no município.

Felipe destacou a redução de hipertensão arterial, diabetes, artrite e atrofia dos músculos e articulações para os idosos. Informou que a ação dos exercícios, na saúde mental das pessoas com mais de 60 anos, é extremamente positiva.

O emedebista lamentou o fato de que, há dois anos, não são instaladas novas academias para a terceira idade, em Caxias do Sul, o que, para ele, prejudicaria o livre acesso dos idosos aos exercícios práticos. Enfatizou que o cidadão pode colaborar com a saúde dos idosos de seu círculo de convívio, incentivando que se mantenham em movimento. Citou iniciativas para o cotidiano, tais como: passeios, jardinagem caseira, subida e descida de escadas.

06/11/2018 - 14:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo