Voltar para a tela anterior.

Aprovada Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do HG

Diversos vereadores se manifestaram durante a apreciação do requerimento de implantação do grupo, o qual é de autoria coletiva


O Legislativo caxiense aprovou, nesta quinta-feira (1º/11), a Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral (HG). A apreciação do requerimento 93/2018, de autoria de diversos vereadores, recebeu o voto unânime do plenário. Assinaram como autores os parlamentares: Rafael Bueno/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Kiko Girardi/PSD, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Renato de Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT, Velocino Uez/PDT e Wagner Petrini/PDT.

O propósito da frente é de “pressionar, fiscalizar e dar sugestões nas esferas federal, estadual e municipal em apoio a esse importante pleito”, que é a conclusão de obras de ampliação do HG. A duração do grupo será de dois anos a contar a data de instalação.

No texto, os autores relatam um histórico da unidade hospitalar, que foi inaugurada oficialmente em 27 de março de 1998 e começou a funcionar um pouco antes, em 19 de março de 1998, por meio do convênio nº 334/97, celebrado entre o Estado gaúcho e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), e também o caminho desde a definição pela ampliação até hoje.

Os primeiros serviços oferecidos foram os de Neonatologia e Obstetrícia e Ginecologia, após esse início, gradativamente, o Hospital passou a ofertar atendimento em várias especialidades e se tornou referência em muitas delas. Atualmente, o HG é referência em saúde para mais de 1 milhão de habitantes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece um atendimento universal e gratuito, comprometido com a comunidade local e regional. Com o passar dos anos, o hospital qualificou o serviço de oncologia, com a ampliação da quimioterapia e implantação da radioterapia, em 2014.

Quanto à ampliação, os vereadores ressaltam que foi apontada como saída para amenizar parte dos problemas com falta de leitos hospitalares e o aumento e melhoria no atendimento na área materno infantil. A obra, que se iniciou em 2014, está parada, porém, desde janeiro de 2017. A estrutura dos sete andares está pronta, mas somente os quatro primeiros andares têm obras, sendo que faltam acabamentos e aberturas. Entre os montantes listados no requerimento, de forma mais imediata, seriam necessários R$ 6,5 milhões para avançar nas obras.

Ao longo da plenária de hoje, durante a votação da Frente, vários vereadores se manifestaram em defesa do HG, da garantia de recursos das diferentes instâncias (município, estado e União) e de maior atendimento à comunidade. Pediram a palavra e declararam apoio à criação do grupo os parlamentares: Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Neri, O Carteiro/SD, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR e Renato de Oliveira/PCdoB.  

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 93/2018

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

01/11/2018 - 14:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo