Voltar para a tela anterior.

Comissão Temporária para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Caxias retoma trabalho

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB se reúnem para discutir estratégias em prol da segurança pública da cidade


A Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul retomou os trabalhos com o retorno ao Legislativo, após afastamento temporário de sua presidente, vereadora Paula Ioris/PSDB. A tucana convocou os membros do grupo para dar continuidade às ações em prol da segurança pública da cidade. Participaram da reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (31/10), os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Felipe Gremelmaier/MDB.

O grupo fez uma breve avaliação das atividades realizadas. Para validar os resultados e dar sequência ou não na estratégia das Caravanas de Segurança – reuniões abertas sobre segurança pública em bairros da cidade –, a presidente quer verificar o andamento do trabalho comunitário nos locais onde a Comissão já esteve: Ana Rech, Desvio Rizzo, Vila Cristina e Vila Oliva, identificando se houve progresso e aproveitamento das experiências compartilhadas pelos bairros Cinquentenário e Colina Sorriso.

A presidente propôs também solicitação de reunião com o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Clóvis Pacheco, para tomar conhecimento sobre os termos da assinatura do Sistema de Segurança Integrado com os Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) da Prefeitura com o governo do Estado. E, ainda, Paula planeja, no mês de novembro, uma visita para a cidade de Pelotas com a intenção de conhecer o premiado projeto de uso de mão de obra prisional na reforma de UBSs e escolas, visando sugerir a mesma proposta ao governo municipal, uma solução que contribui para a ressocialização dos apenados e possibilita melhorias na estrutura dos prédios públicos, tendo em vista as limitações orçamentárias da prefeitura.

O vereador Adiló sugeriu, como nova estratégia, caminhadas com lideranças comunitárias em bairros da cidade para identificação de problemas na área de segurança. 

A vereadora aproveitou a oportunidade para comunicar o andamento de projetos como bloqueador de celulares, desenvolvido em parceria com o Ministério Público e as forças de segurança, que será apresentado ao Consepro; a reforma na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada na região do Apanhador, viabilizando trabalho e estudo aos apenados; e a construção de campanha do Conselho Tutelar para prevenção ao uso de álcool de crianças e adolescentes caxienses.

“O nosso grande desafio continua sendo um planejamento de segurança para Caxias do Sul, integrando o Consepro, o Mobi Caxias e o poder público, tanto municipal, quanto estadual”, resumiu a presidente da Comissão.

Também fazem parte da Comissão, o vereador Neri, O Carteiro/SD e o vereador Gustavo Toigo/PDT.

(Com informações da jornalista Greice Tedesco/gabinete da vereadora Paula Ioris/PSDB)

01/11/2018 - 08:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo