Voltar para a tela anterior.

Secretária Marina Matiello garante a vereadores não redução do salário básico de educador

A manifestação aconteceu durante reunião extraordinária da Câmara sobre Educação Infantil


A garantia de que o salário básico de educador, em Caxias do Sul, não será reduzido foi dada pela secretária municipal da Educação, Marina Matiello. Ela se manifestou na tarde desta quinta-feira (25/10), na sala das comissões do Legislativo caxiense, durante reunião extraordinária da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Paulo Périco/MDB. A pauta abrangeu a situação da Educação Infantil, na cidade.

A chefe da pasta se manifestou a partir de preocupação, externada pelo presidente do Senalba (sindicato voltado aos empregados da categoria), Claiton Melo. De acordo com Melo, o atual contrato de concessão de serviço, entre Prefeitura e 45 escolas de Educação Infantil, vencerá no próximo dia 31 de dezembro. “Queremos evitar que o salário básico de educador saia do patamar de R$ 1.831,00 (40 horas) para R$ 1.442,00 (44 horas), como já estipula a convenção geral no Estado. Defendemos que a categoria consiga uma negociação à parte, para manter a qualidade do serviço e a integridade dos profissionais”, reiterou.

A secretária, no entanto, sustentou não haver como diminuir a faixa vigente, pois iria de encontro às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.). Secretário-geral do sindicato patronal da categoria e advogado, Wilson Moreira reforçou o argumento de Marina. Para ele, precisa existir respeito à convenção coletiva do Estado e às bases salariais, praticadas em Caxias. Moreira advertiu que falta base legal para greve, na Educação Infantil.

Em seguida, o vereador Rafael Bueno/PDT reivindicou monitores para pessoas com deficiência, nas escolas conveniadas Dolaines Stedile Angeli Caic e Walmor Wicteky. O vereador Edson da Rosa/MDB reconheceu as dificuldades do segmento e pediu união para resolver demandas. O vereador Kiko Girardi/PSD também participou da reunião.

Dados do Senalba indicam que três instituições respondem pelos convênios, sendo que cada uma conta com 15 escolas, totalizando os 45 colégios de Educação Infantil por concessão. No total, são 500 profissionais, entre educadores, coordenadores, atendentes, cozinheiros e auxiliares.

Além do vereador-presidente Paulo Périco/MDB, integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Daneluz/PDT.

25/10/2018 - 18:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo