Voltar para a tela anterior.

Iniciativas do Legislativo caxiense concorrem ao Prêmio Projeto Inovador 2018

Foram inscritas a Gestão Eletrônica de Documentos e disponibilização das votações em vídeo


Duas iniciativas do Legislativo caxiense concorrem, neste ano, ao Prêmio Projeto Inovador, que será entregue durante o 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, no mês de novembro, na cidade de Campo Bom. Foram inscritos o projeto piloto da Gestão Eletrônica de Documentos, que prevê a extinção gradativa do uso de papel na Câmara, e a disponibilização das votações e deliberações do plenário em vídeo, no site do Parlamento.

A primeira inscrição se deve ao início da Gestão Eletrônica de Documentos, com o envio de moções  e demais documentos aprovados em plenário por correio eletrônico aos destinatários. Além disso, todos os processos legislativos que são baixados aos órgãos externos de assessoria, que antes eram remetidos em papel, hoje são encaminhados também de forma digital. Essa medida possibilita uma economia, em 12 meses, de até R$ 10 mil.

O segundo projeto, que trata das deliberações das matérias, conta com um recorte do vídeo da sessão, no momento em que acontece a votação. A postagem é acompanhada de texto da ementa da matéria que está em análise. O desenvolvimento do suporte coube às assessorias de Comunicação Social e Legislativa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, a inscrição dessas iniciativas no Prêmio visa reconhecer a atuação dos servidores do Legislativo, além de servir como modelo para o poder público de outras cidades. “Vamos aguardar o resultado e, se for positivo, certamente iremos apresentar essas ações que visam a economia de recursos e a transparência da votação das matérias em plenário”, salientou.

A Rede Cidade Digital, realizadora do 2º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, fomenta o uso da tecnologia no setor público. Desta forma, os títulos de Projeto Inovador 2018 serão entregues aos Executivos e Legislativos que incluem a tecnologia de forma estratégica em seus planejamentos.

Além das duas iniciativas já cadastradas, o Parlamento tem a intenção de inscrever a transmissão dos processos licitatórios, ao vivo pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET e www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

25/10/2018 - 17:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo