Voltar para a tela anterior.

Natal sem Fome é divulgado na tribuna do Legislativo caxiense

Criada no Rio de Janeiro, campanha terá primeira edição na cidade neste ano


A representante da Organização Não Governamental (ONG) Ação da Cidadania, Ruth Ordovás, esteve no plenário do Legislativo caxiense para divulgar a primeira edição do Natal sem Fome na cidade. Ela utilizou o espaço cedido em acordo entre os líderes de bancadas, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/10). Da tribuna da Câmara, Ruth explicou sobre a campanha que visa arrecadar alimentos não-perecíveis para distribuí-los às famílias carentes de Caxias do Sul. Segundo a coordenadora, o mapeamento e o cadastro dos núcleos estão em execução em parceria com a União das Associações de Bairros (UAB), Associação Cultural Elementar e lideranças comunitárias.

A intenção é realizar a entrega das doações entre os dias 20 e 23 de dezembro, sendo que os alimentos podem ser entregues junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e Faculdade Anhanguera. O Colégio São Carlos e a Escola Estadual Coronel Penna de Moraes também abraçaram a campanha.

Os pontos de coleta ainda estão na UAB, na Associação Cultural Elementar, na Rede Caminhos do Saber, no Sindicato dos Servidores Públicos de Caxias do Sul (Sindiserv), no Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), além da Igreja Assembleia de Deus e o Corpo de Bombeiros Militar.

No dia 3 de novembro, na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi, acontecerá o lançamento da Ação da Cidadania em Caxias do Sul. A ONG pretende lançar, a partir de janeiro de 2019, os comitês locais nos bairros mapeados para a campanha de Natal.

De acordo com Ruth, a campanha visa angariar novos parceiros e entidades apoiadoras para a coleta dos donativos. “Temos, em Caxias, uma população com fome. Não são famílias pobres, são famílias que têm fome”, salientou.

 

Sobre a Ação da Cidadania:

- Nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.

- Um movimento social que nasceu em 1993 baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS.

- Entre 1993 e 2005, foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Entre 2006 e 2010, foram distribuídos 2, 3 milhões brinquedos e 500 mil livros em todo o país. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil.

- Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.

- A representante da ONG em Caxias colocou seu fone à disposição como contato para novas parcerias (54) 9 9979-9507.

24/10/2018 - 13:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo