Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde da Câmara vistoria UBSs e UPA Zona Norte

Objetivo dos vereadores foi verificar o atendimento após o fechamento do PA 24 Horas


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara de Municipal de Caxias do Sul realizou, no final da tarde e início de noite da terça-feira (23/10), vistoria nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Desvio Rizzo, Diamantino e Esplanada. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte também recebeu a visita dos vereadores.

A primeira UBS visitada pelos vereadores foi a do bairro Desvio Rizzo. Por volta das 17h30min, quando os parlamentares chegaram ao local, eram aproximadamente oito pessoas que aguardavam atendimento. A recepção da CSMA foi feita por um grupo de servidores que atuam no local, uma vez que a coordenação não estava presente. Segundo relato dos trabalhadores, o número de profissionais era de 40 antes do fechamento do Pronto Atendimento 24H e foi elevado para 50. Sobre o número de atendimentos, relataram que a média diária era de 300 a 400. Com o fechamento do Postão 24H, o número cresceu em cerca de 100 acolhimentos por dia.

Na Unidade Básica do Esplanada, a coordenação também não estava presente e os vereadores conversaram com alguns servidores. Pelas 18h, seis pessoas aguardavam no local. De acordo com a equipe que atua na UBS, antes do fechamento do Postão eram realizados aproximadamente 300 atendimentos por dia. Não houve aumento significativo na demanda total nos últimos dias.

Já na UBS Diamantino, os vereadores foram recebidos pela coordenadora, Andiara Peixotto Kalfer. Ela explicou que houve um aumento de 10% no número de pacientes após o fechamento do PA 24Hs. Afirmou, porém que este número se deve à maior oferta de médicos no postinho, pois os pacientes são todos da região. Foram recebidos oito profissionais do Postão 24H.

Às 19h25min, a Comissão de Saúde chegou à UPA Zona Norte. Nossa equipe  Cerca de 60 pessoas aguardavam para ser atendidas. As três pessoas entrevistadas pela nossa equipe afirmaram ter buscado a Unidade de Pronto Atendimento por casos de febre. Jovana Wulff, moradora de Santa Lúcia do Piaí, levou o filho Pedro Henrique, de cinco anos. “Demoramos 40 minutos para vir de Santa Lúcia até a UPA. Antes de abrir aqui íamos até o PA 24 H”, declarou.

Rosete Borges, moradora do Reolon, levou o filho Lorenzo, de um ano e meio, que estava com febre. “Vim até aqui porque não sabia que a UBS Reolon estava aberta neste horário,” disse. Ela afirmou não saber que o posto do seu bairro permanecia aberta até às 21h. Para consultas e atendimento odontológico a referência, das 7h30min às 16h30min ou até as 21h são as UBSs Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê.

Éverton Ferreira, morador de Forqueta, estava como filho Augusto. “Fui primeiro na UBS do Desvio Rizzo mas me encaminharam para a UPA. Aqui demorou cerca de 25 minutos para o atendimento,” disse Éverton.

Para o presidente da CSMA, vereador Renato Oliveira/PCdoB, chamou atenção o número de crianças na UPA Zona Norte. “Várias crianças na UPA, inclusive de Santa Lúcia do Piaí. No Postão, facilitava para todos, pois estava tudo concentrado lá. E temos este exemplo do Desvio Rizzo, que não está acolhendo todo mundo, onde o pai foi com o filho de Forqueta até lá e depois foi mandado para a UPA”, resumiu.

Na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, a Comissão de Saúde não foi recebdida pela direção do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que dirige a UPA Zona Norte. “Os vereadores devem ter acesso às UBSs e a UPA. Certamente partiu uma ordem superior para que não fossemos recebidos”, salientou.

Também participaram das visitas os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Rafael Bueno/PDT.

(Com informações do jornalista Márcio Schenatto)

24/10/2018 - 10:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo