Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional solicitará que policiais militares recém-formados permaneçam na Serra

Em reunião com o comandante do CRPO Serra, vereadores manifestaram apoio às demandas da BM


O Parlamento Regional irá encaminhar documento ao governo do Estado do Rio Grande do Sul no qual, entre outras ações, solicitará que policiais militares recém-formados permaneçam atuando nos municípios da Serra Gaúcha. A decisão foi tomada pelos presidentes dos Legislativos de 10 cidades, em reunião com o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Serra), coronel Ricardo Fraga Cardoso e comandantes dos batalhões e grupos rodoviários, na sede da Câmara Municipal de Nova Roma do Sul. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (23/10).

Na oportunidade, Fraga adiantou que em novembro deste ano, 30 novos policiais devem iniciar curso de formação em Caxias do Sul. A conclusão da capacitação está prevista para o mês de junho de 2019. Em todo o Rio Grande do Sul, serão 2 mil novos brigadianos formados. A partir disso, o representante do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez/PDT e o presidente do Parlamento, Moisés Scussel/PSDB, deram a sugestão de que, findado o período eleitoral, seja enviado documento ao Executivo estadual para que delibere em favor da Serra Gaúcha. A proposta foi acolhida de forma unânime entre os parlamentares.

Entre os dados apresentados pelo comandante aos vereadores está o percentual de homicídios ligados ao uso ou tráfico de drogas. Segundo Fraga, nos 66 municípios cobertos pelo CRPO Serra, até 22 de outubro foram registrados 223 mortes violentas. Deste total, 68% tinham ligações com os entorpecentes. Apesar da defasagem de 50% no número de servidores da Brigada Militar (BM), segundo o chefe do Comando, o trabalho da corporação continua sendo feito da melhor forma possível. Ele apontou a necessidade de mudanças na legislação penal. Sobre essa temática, também foi decidido que o Parlamento encaminhará manifesto à Presidência da República e ao Congresso.

Outra temática abordada foi o cercamento eletrônico, que consiste num sistema de câmeras que faz a leitura das placas dos veículos que cruzam pelos acessos dos municípios da Serra. Grande parte das cidades que participam do Parlamento Regional possuem as câmeras de segurança já adquiridas via Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), mas ainda em fases iniciais de implantação. Segundo a Brigada Militar, é preciso investir, além disso, em sistemas de videomonitoramento.

Em nome do Legislativo caxiense, Uez fez uso da palavra e enalteceu o trabalho realizado pela BM nos municípios e também chamou a atenção para a segurança do interior. De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), da Câmara, é necessário que se dê um primeiro passo para garantir o bem-estar da população. “Somente juntos podemos construir. Os problemas de Caxias do Sul só são maiores porque a cidade é a maior da região, mas partilhamos das mesmas dificuldades e também das mesmas iniciativas”.

23/10/2018 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo