Voltar para a tela anterior.
O plenário da Câmara esteve lotado para a cerimônia que entregou ao médico ortopedista e traumatologista Aloir Neri de Oliveira o título de Cidadão Caxiense, na noite desta quinta-feira (11). Nomes de relevância no meio esportivo, área de atuação de Aloir, estiveram presentes, dentre eles, Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira de Futebol na conquista do quinto título mundial, em 2002.
A vereadora Geni Peteffi/PMDB, em seu discurso, lembrou a contribuição do homenageado na vida esportiva de Caxias do Sul, tendo atuado em diversos clubes de futebol do município. Geni destacou o êxito alcançado por Aloir no âmbito da medicina esportiva, construído, segundo ela, com ética e amparado na certeza de dever cumprido.
Já como Cidadão Caxiense, Aloir de Oliveira relembrou aspectos de sua infância e juventude, passando pela descoberta da paixão pelo futebol, a atuação como jogador e a posterior escolha pela medicina. Agradeceu a homenagem, segundo ele, um dos momentos mais emocionantes de sua vida.
O prefeito em exercício, Alceu Barbosa Velho, parabenizou o homenageado por ter, segundo ele, edificado a carreira por meio de dedicação, humildade e amor ao ofício.
Natural de Lajeado (RS), Aloir Neri de Oliveira nasceu em 30 de junho de 1952. Filho de Adão Romeu de Oliveira e Nelci Pasqualotti de Oliveira, é casado com Maria Lúcia Triches dos Reis de Oliveira, com quem tem três filhos: Mayara, Thairine e Aloir Júnior.
Aloir é formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 1978. Após prestar dois anos de residência na especialização no Hospital Independência de Porto Alegre, iniciou a vida profissional em Caxias do Sul no ano de 1981.
Sua carreira possui grande destaque no âmbito da medicina esportiva, buscando, inclusive, especialização na área de ortopedia e traumatologia nos Estados Unidos, durante os anos 80, além de participação em jornadas, congressos nacionais e internacionais na área.
Desde 1987, é médico da Seleção Brasileira de Futsal, participando, portanto, da conquista de diversos títulos, dentre eles o Campeonato Mundial, por 6 vezes, além do Pan Americano em 2007.
O médico atuou também em clubes como a ACBF, UCS/Cortiana e o SER Caxias. Atende os jogadores da Associação Farroupilhense de Futsal.