Voltar para a tela anterior.

Vereadores relembram os 10 anos do assassinato do líder comunitário Zé Maria

Foi avaliado o envolvimento da Polícia Civil na resolução do crime, que hoje fez aniversário


Os 10 anos da morte do mestre de obras e líder comunitário do bairro Fátima, José Maria Martins, foram lembrados pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (11). O júri popular do assassinato de Zé Maria, como era conhecido, ocorreu no último dia 26 de outubro. Três policiais sofreram julgamento. O sargento da Brigada Militar Roberto Bortot teve condenação de seis anos de prisão, em regime semiaberto. A soldado Fabiane Chaves e o ex-PM Rafael Leandro Witt receberam absolvição.

Mesmo com a punição de, apenas, um envolvido no crime, o vereador Gustavo Toigo/PDT elogiou o trabalho da Polícia Civil no caso. Segundo ele, a investigação apresentou isenção, apesar da falta de recursos humanos e financeiros que atinge a instituição.

Toigo citou, ainda, a quantidade de inquéritos originados pela Lei Maria da Penha, em Caxias, neste ano, sendo em torno de 1.130 encaminhamentos. Em defesa do trabalho realizado pela polícia, rebateu as declarações do vereador Elói Frizzo/PSB, feitas durante uma sessão ordinária, no mês de outubro passado, que, segundo ele, teriam sido depreciativas quanto ao trabalho da Polícia Civil. Os problemas enfrentados pela Polícia Civil não são culpa da instituição, e, sim, da falta de investimentos, defendeu.

O vereador Frizzo tentou se defender quanto às opiniões, emitidas por ele, sobre a polícia. Disse ter criticado o sucateamento da sua estrutura, e que a sua intenção não foi diminuir a competência dos profissionais. A morosidade, no andamento dos processos, é até justificável, pela falta de recursos humanos, observou. O parlamentar atentou levou um ano e meio a conclusão do processo envolvendo o assassinato de Zé Maria.

Frizzo comentou, ainda, a nomeação de novos delegados em todo o estado. Referiu, porém, que a demanda de ações da Polícia Civil não será suprida, sobretudo, no que tange ao combate ao tráfico de drogas.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT destacou que a polícia conta com uma estrutura inadequada, considerando-se as necessidades do município. Mesmo assim, segundo ele, esforçam-se para realizar bom trabalho.

11/11/2010 - 20:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo