Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno denuncia fechamento do turno integral em escola do município

Conforme o vereador, mais de 120 estudantes do loteamento Campos da Serra serão prejudicados


Na sessão ordinária desta quinta-feira (27/09), o vereador Rafael Bueno/PDT criticou o fechamento de turnos de aula em escolas do município caxiense. Segundo ele, a Escola de Tempo Integral Governador Leonel Brizola é uma das instituições que sofre com o que o pedetista considera descaso do Executivo.

Em funcionamento em um dos prédios da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Leonel Brizola atende cerca de 120 crianças e adolescentes do loteamento Campos da Serra. A região não possui estrutura que acolha a demanda dos residentes locais, por isso os estudantes precisam ser deslocados até a UCS. A ação foi uma parceria formada em 2014, entre a Prefeitura Municipal e a entidade acadêmica.

O pedetista diz que a Secretaria da Educação (Smed) procurou a comunidade para informar a transferência dos estudantes. Conforme ele, o grupo será remanejado para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Ivanyr Euclinia Marchioro, no bairro Jardelino Ramos, e será atendido apenas em um turno. A medida será válida a partir do próximo ano letivo.

O parlamentar explica que a Leonel Brizola sofreu, nos últimos meses, com o fechamento da biblioteca e a falta de exercícios pedagógicos, como oficinas práticas. Para ele, o encerramento das atividades na instituição tende a ampliar a evasão escolar “e crianças podem ser perdidas para a criminalidade”. “Educação é o caminho para acabar com as desigualdades sociais. Ao invés de pensarmos em aumentar a capacidade dos presídios, precisamos criar vagas em nossas escolas e não fechá-las”, destacou.

Bueno afirma, ainda, ter conversado com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que informou ter sido procurada pela Smed. Porém, nenhum tratamento sobre o fechamento de instituições teria sido realizado. Segundo ele, a 4ª CRE se colocou à disposição na cedência de espaços escolares ociosos, como no caso da Ivanyr Marchioro. O vereador sugeriu então que a prefeitura busque a municipalização do local, junto ao Estado.

 

27/09/2018 - 11:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo