Voltar para a tela anterior.

Associação de Educação Educaritá receberá homenagem da Câmara pelos 50 anos de atuação

A distinção será entregue em cerimônia aberta ao público às 8h30min do dia 17 de outubro


A Associação de Educação Integral Educaritá chega a seu cinquentenário de história e receberá homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no dia 17 de outubro, às 8h30min, no plenário (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O requerimento 81/2018, de autoria de vários vereadores, foi aprovado nesta quinta-feira (27/09), durante a plenária do Legislativo caxiense.

Assinam como proponentes da distinção os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Flavio Cassina/PTB, Kiko Girardi/PSD, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paulo Périco/MDB e Ricardo Daneluz/PDT.

“A Educaritá é uma referência no atendimento social. Hoje, tem como presidente o Nestor Basso, que é muito conhecido e tem se dedicado à entidade. Para colaborar, quem possui algum móvel que não faz uso pode doar e contribuir na busca de recursos para a instituição”, estimula Didomenico.

No documento, os autores informam que a Educaritá foi fundada em 2 de fevereiro de 1968 com a denominação de Cáritas Paroquial São José. Desde o surgimento, atuou nas áreas da educação e da assistência social.

Segundo os parlamentares, nos primeiros tempos, a instituição foi conduzida pela Igreja. Posteriormente, um grupo de pessoas juntou esforços para mantê-la em funcionamento e não desamparar as crianças que atendia de forma voluntária. Mais tarde, houve mudança na denominação, mas a entidade manteve-se no campo da Educação Infantil e, conforme os vereadores, as fontes de recurso sempre foram precárias.

Atualmente, a instituição conta com duas unidades: uma no bairro Pioneiro e outra, no bairro Fátima. Elas acolhem cerca de 220 crianças de dois a seis anos de idade, estando, na maioria, em situação de vulnerabilidade social.

Nas escolas, a instituição oferece às crianças oportunidades de desenvolvimento nos aspectos físico, psicológico, linguístico, moral e social. A Educaritá dispõe, ainda, de um serviço que contribui na atenção e na assistência integral às crianças e a seus familiares. De acordo com o requerimento, mais de 93% das crianças têm atendimento totalmente gratuito. Os custos são suportados em parte por subvenções municipais e, em outra parte, pela própria Educaritá, por meio de ações promovidas pelos voluntários.

Conforme o vereador Flavio Cassina/PTB, além de manter duas unidades e o projeto AbracaBrike, a Educaritá dá suporte a 15 outras instituições educacionais no município.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 81/2018

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

PEDRO RODRIGUES PSC Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

27/09/2018 - 10:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo