Voltar para a tela anterior.

Semana da Leitura convida a compreender a importância da Câmara

Painel “Como ler a história do Legislativo hoje?” discutiu a importância da preservação de acervos


O painel “Como ler a história do Legislativo hoje?” reuniu professores na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (26/09). O evento faz parte da 3ª Semana da Leitura de Caxias do Sul, que segue até o dia 28/09 e integra a Pré-Feira do Livro 2018.

A atividade foi conduzida pelos chefes do Centro de Memória do Legislativo, Eduardo Reis, e da Assessoria de Comunicação da Câmara, Tales Armiliato, e pela jornalista Vania Marta Espeiorin. O painel tratou sobre a importância da preservação dos acervos e a situação da identidade do Legislativo. Participaram do bate-papo os professores Claudia Stefanon, do Colégio São José, Edmundo Marcon, do Colégio Murialdo e Luana Prigol, que atua como coordenadora de Educação Patrimonial no Museu Municipal.

Na oportunidade, Reis apresentou as obras produzidas pelo Legislativo para recordar e reconstruir a história relatada após um incêndio que atingiu a sede da prefeitura, em 1992, quando a Câmara era anexada ao prédio do Executivo. O desastre colocou em destaque uma maior preocupação com a segurança dos arquivos. Para maior proteção e facilidade de acesso, o acervo da Câmara Municipal foi digitalizado e pode ser conferido no link (http://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/portalliquid).

O encontro destacou ainda, o extremo valor cultural da Casa de Leitura e do Centro de Memória e o estímulo de buscar conhecer a história do Legislativo, proporcionando o direito de estar presente na Casa do Povo.

A coordenadora de Educação Patrimonial do Museu Municipal,
Luana Prigol, mencionou atrações da Feira do Livro, dentre elas o projeto “Da Praça ao Museu”, que irá explicar a importância dos patrimônios da cidade e o motivo de seus nomes. Ela salientou ainda que há uma carência na criação de identidade e que projetos como esse auxiliam na construção de uma sociedade mais consciente.

Foram discutid
as várias temáticas, como o objetivo de fazer da leitura um direito de todos e a disponibilidade de materiais da Câmara como objeto de pesquisa para a comunidade. Também foi ressaltada a relevância da oralidade que expressa os sentimentos nos discursos e a importância de oportunizar o próprio relato de pessoas que vivenciaram as situações abordadas.

26/09/2018 - 17:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo