Voltar para a tela anterior.

Gremelmaier propõe roteiro de espaços que acolheram fatos ou pessoas de destaque histórico

O projeto de lei sobre o assunto sugere a colocação de placas nas propriedades para que os visitantes possam conhecer melhor as trajetórias referidas


Identificar com placas os espaços que acolheram fatos ou pessoas de destaque histórico e artístico na cidade foi a proposta que o vereador Felipe Gremelmaier/MDB defendeu, durante a plenária desta quarta-feira (12/09). O parlamentar protocolou um projeto de lei (136/2018) sobre o assunto, inspirando-se nas placas azuis adotadas há mais de 120 anos em Londres, na Inglaterra.

No Reino Unido, a iniciativa dispõe até mesmo de aplicativo, para que os visitantes possam montar seu roteiro e conhecer melhor as trajetórias de celebridades e acontecimentos mapeados culturalmente. Para exemplificar, Gremelmaier citou o guitarrista Jimi Hendrix, que morou em Londres em 1968, e o local funciona hoje como museu aberto à visitação pública, tendo na sua frente uma placa azul, indicando a morada ou passagem de uma pessoa famosa por ali.

“Estamos propondo algo semelhante para Caxias do Sul. A ideia vai na contramão do que vemos na nossa cidade, com a recente retirada ou substituição de placas de monumentos históricos. O que desejamos é preservar a história da cidade, a cultura, a importância das pessoas e também incentivar o turismo e o desenvolvimento. Já estou imaginando roteiros de escolas com alunos percorrendo esses espaços significativos para Caxias”, projeta o vereador.

Para ilustrar, o emedebista mencionou endereços da antiga empresa e da família dos Eberle que poderiam ser sinalizados no mesmo sentido. O projeto vai tramitar pelas comissões da Casa e Gremelmaier acredita que seria exequível, principalmente se contasse com a parceria de secretarias municipais, como da Cultura, do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, e de conselhos municipais ligados a tais segmentos. No que tange aos locais, Gremelmaier não acredita que haverá óbices dos proprietários em permitir a colocação das placas, cuja sugestão de cor, por enquanto, o parlamentar preferiu não estabelecer no texto.

A proposição do emedebista recebeu elogios do vereador Gustavo Toigo/PDT, que recordou de um episódio vivenciado em meados da década de 1990, no Bela Vista Parque Hotel, em Ana Rech. Em visita ao espaço, que tem diversos registros de personagens e artistas de renome, o pedetista se encontrou com a atriz Glória Pires, que participava do elenco de filmagem de "O quatrilho". Também em referência a esse hotel, o parlamentar Gremelmaier lembrou da passagem, em 1994, do então presidente da República Itamar Franco, que pernoitou no local porque se sentiu muito acolhido pela comunidade.

12/09/2018 - 11:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo